4 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

PMNO abre inscrições para o 1º curso gratuito de culinária do Cozinhalimento, parceria com o Estado

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

A Prefeitura de Nova Odessa já está recebendo inscrições dos moradores interessados em participar do primeiro curso gratuito na área de culinária oferecido através do Projeto Cozinhalimento, uma parceria com a Casa da Agricultura do Governo do Estado de São Paulo. São 50 vagas para o curso de panificação (produção de pães), que acontece no próximo dia 10 de agosto, em dois períodos: das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

 

As atividades de capacitação profissional na área de culinária, gastronomia e nutrição na unidade local do Projeto Cozinhalimento são promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria Municipal de Educação, através do Setor de Alimentação Escolar (a “Merenda Escolar”) da Prefeitura.

 

As aulas vão acontecer na própria cozinha modelo do projeto, instalada no primeiro semestre em uma sala de cerca de 50 metros quadrados no prédio do recém-reformado CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Maria José Flauzino (antiga “Toca do Coelho”), no Jardim São Jorge.

 

Segundo a presidente voluntária do Fundo Social, Rose Miranda, os interessados devem ter no mínimo 16 anos. As inscrições podem ser feitas diariamente, em horário comercial, na sede do órgão, que fica na Rua Heitor Penteado, nº 199, no Centro (junto ao Espaço Melhor Idade). Os interessados devem apresentar RG e comprovante de endereço (original e cópia).

 

O curso será ministrado pela servidora municipal e nutricionista Juliana Pissaia Savitsky, responsável pela parceria na cidade e pelo Setor de Merenda Escolar da Prefeitura, e também por instrutores da própria Casa da Agricultura do Estado. O curso de pães é voltado tanto para quem quer ter as primeiras noções na área quanto para quem quer se reciclar e obter novos conhecimentos em panificação – e assim criar uma nova fonte de renda familiar.

 

Além da instalação de cozinhas profissionais e da capacitação de agentes multiplicadores, o “Cozinhalimento” promove ações de segurança alimentar e nutricional sustentáveis e de incentivo à geração de renda e empreendedorismo, através de cursos gratuitos oferecidos à comunidade, como este de panificação.

 

Por meio do convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Projeto destinou R$ 80 mil para a compra de equipamentos, utensílios e mobiliário para a cozinha profissional, que inclui uma sala de aulas teóricas. A Prefeitura já investiu cerca de R$ 20 mil adicionais em utensílios, móveis e equipamentos, vai fornecer os insumos para os cursos e também uma professora, ou “agente multiplicadora” – que é a servidora municipal e nutricionista Juliana Pissaia Savitsky.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!