14 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Abertura da 31ª Semana da Educação de Americana encanta com show de artistas locais

Compartilhe essa notícia!

A 31ª edição da Semana da Educação de Americana foi aberta, na noite de terça-feira (18), no Teatro Municipal Lulu Benencase, com a apresentação cultural “Canto que Encanta” feita pela Banda Monsenhor Nazareno Maggi e pelas cantoras Danny Asa, Iara Rezende e Sandra Rodrigues. O evento tem o tema “O Verso, o Reverso e o Diverso: diálogos para uma educação inclusiva” e é realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, nos dias 18, 19 e 20 de julho.

 

A solenidade de abertura teve a participação do vice-prefeito Odir Demarchi, representando o prefeito Chico Sardelli, em compromisso no Palácio dos Bandeirantes; do secretário de Educação, Vinicius Ghizini; da secretária adjunta de Educação, Evelene Ponce Medina; do líder de governo na Câmara, vereador Lucas Leoncine; e das vereadoras Leonora Périco e Professora Juliana.

 

Em vídeo, o prefeito Chico Sardelli saudou os profissionais da rede municipal, desejando sucesso durante a Semana da Educação.

“Quero desejar a todos vocês, profissionais da Educação, a minha gratidão, o meu carinho, o meu amor por tudo que vocês têm feito em prol da nossa cidade, em prol das nossas crianças e adolescentes. Parabéns e que todos tenham uma ótima Semana da Educação”, falou o prefeito.

 

O vice Odir seguiu a mesma linha, destacando o compromisso da Administração com os servidores. “É muita alegria hoje estar aqui representando meu prefeito Chico Sardelli, que mandou um abraço a toda a Educação. Sabemos o quanto vocês são importantes para nós e para o nosso futuro, o futuro de Americana. O governo Chico e Odir sempre vai apoiar a Educação e o funcionalismo público, nossas portas estão sempre abertas.”, garantiu.

 

O secretário de Educação ressaltou a atenção dedicada pela Administração Municipal com a formação dos educadores. “Estamos garantindo aqui a 31ª Semana da Educação por acreditarmos em sua relevância. O prefeito sempre diz da importância desses encontros para a formação, o debate e a qualificação e esse contato entre nós permite também retornar com energia renovada para enfrentar os desafios que temos pela frente. Essa também é uma Semana da Educação que recebe os que ingressaram via concurso público, sejam muito bem-vindos à nossa rede e aproveitem. Viva a Educação e vida longa à Semana da Educação”, discursou.

 

Em seguida, as cantoras e a banda municipal apresentaram o show, com repertório repleto de sucessos da música popular brasileira.

 

A Semana da Educação integra o calendário de grandes eventos promovidos pela pasta e é voltada a profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal. Para 2023, a programação incentiva uma educação inclusiva e humanizada.

 

O evento continua nesta quarta-feira (19), com palestras ministradas por nomes de peso para a Educação.

 

Na manhã e tarde de quarta-feira, o Teatro Municipal Lulu Benencase recebe as palestras “A prática docente e o desafio na Educação Integral”, com a Professora Dra. Maria Regina Passos, e “Convivendo e trabalhando com a fragilidade humana”, com o Professor Guilherme Davoli. À noite, o Professor Dr. Cristiano Rogério Alcântara apresenta a palestra: “Pensando fora da caixinha”.

 

Na noite de quinta-feira (20), o Auditório Jamil Salomão da FAM (Faculdade de Americana) sedia a palestra “Comportamentos desafiadores: estratégias e práticas em sala de aula”, com o Professor Dr. Lucelmo Lacerda de Brito.

 

Currículos dos palestrantes:

Guilherme Davoli

Psicólogo atuante como psicoterapeuta, professor de psicologia, consultor empresarial e educacional. É autor dos livros “Admirando a tempestade e brincando com o vento”, “Vítimas e aprendizes da própria história”, “Somos mais que um simples espetáculo”, “Colecionadores de histórias”, “Vivendo o ensino médio com sabedoria” (com Sérgio Pereira). Articulista das revistas: “Mídia Brasil”, “Evidência”, “Profissão Mestre”, “Conectado”, “Ultimato online”, “SME-Sistema Mackenzie de Ensino” e do jornal “The Brasilians” (New York).

 

Maria Regina Passos

Doutora em Linguística Aplicada – PUC-SP, Mestre em Psicologia da Educação – PUC-SP, MBA em Gestão Educacional, graduada em Biologia e Pedagogia. Tem 36 anos de experiência em Educação Pública, atua na área pedagógica, na formação contínua de professores, gestores e equipes técnicas. Coordenou a construção do currículo paulista para a Educação Infantil, é Diretora Pedagógica da Conatus Consultoria Educacional e têm um canal no Youtube – “Diálogos sustentáveis 2030”.

 

Lucelmo Lacerda de Brito

Professor, doutor em Educação pela PUC-SP, com estágio pós-doutoral em Psicologia na UFSCar, psicopedagogo e professor da Especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) do CBI of Miami. Também atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial – CNE para a elaboração das novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial. Além disso, é autor dos livros “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução” e “Crítica à Pseudociência em Educação Especial”.

 

Cristiano Rogério Alcântara

Cristiano Rogério Alcântara, Pós-doutorando na FGV-SP, Pós-doutor na PUC, Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP, Mestre pela ECA-USP, Graduado em Pedagogia e Letras. Coordenador Pedagógico na Prefeitura Municipal de São Paulo, Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade Phorte e líder do GCOL.

 

Por Beatriz Costa (MTb 39.517)

Fotos: Dener Chimeli e Beatriz Costa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!