Piracicaba: Sebrae-SP em Piracicaba patrocina encontro de panificação para discutir tendências do setor

A Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de Piracicaba e Região (Apapir), com patrocínio do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, realizará o IV Encontro de Oportunidades para o Setor de Panificação e  Food-Service. O evento gratuito será no dia 26 de novembro, das 13h às 18h, no Terrazas Acontecimentos.

 

O objetivo é atualizar os empresários sobre as principais tendências do mercado e ajudá-los a descobrir novas ferramentas e ações para o sucesso dos negócios. Representantes dos ramos de panificação, restaurantes, associações, fornecedores, sindicatos e parceiros podem fazer a inscrição pelos telefones (19) 3413-0946 e (19) 9.9723-0481 ou no e-mail apapir@terra.com.br. As vagas são limitadas.

Após a recepção e credenciamento, das 13h às 14h, três palestras apresentarão temas com enfoque para tendências, inovação, melhoria no gerenciamento e na ampliação dos contatos para prospecção de negócios. Das 14h15 às 15h15, Giovani Mendonça, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), falará sobre “Tendências da Panificação para os próximos 10 anos”. Na sequência, Fred Alecrim, especialista em marketing e gestão empresarial, abordará “Pegada: Movimentos e ações para o sucesso de seus negócios”, das 15h15 às 16h15. “Otimização de Espaço e Flexibilidade de Operação” será apresentada por Thiago César, chef corporativo e gerente de desenvolvimento de negócios da Rational Brasil, das 16h15 às 17h15. O encerramento está previsto para as 18 horas, com degustação.

 

Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, chama a atenção para o evento: “Este encontro da Apapir cresce a cada edição, resultado das constantes trocas de experiências com seus associados e profissionais do setor. É um mercado com constantes novidades tanto na área de panificação quanto de confeitaria e para atender as exigências do consumidor a atualização deve ser a meta principal”, fala.

 

“A diversidade de produtos nos balcões e nas conveniências é uma opção cada vez mais criativa para atrair os clientes, que, além do pãozinho, vão em busca de diferenciais para a alimentação diária. Para entenderem esta mudança de hábito os gestores precisam aprimorar o conhecimento, as técnicas de varejo, de gestão e as tecnologias de produção disponíveis no mercado”, finaliza Ribeiro.

 

Para Elisabete Mazero, presidente da Apapir, o patrocínio do Sebrae-SP contribui para fortalecer o IV Encontro de Oportunidades para o Setor de Panificação e  Food-Service e a fomentar o trabalho da associação em Piracicaba e nas cidades da região. “Desde a primeira edição contamos com palestras e consultorias do escritório regional de Piracicaba. Os produtos e serviços estimulam a continuidade dos nossos projetos em prol do setor e apresentam soluções de gerenciamento. O resultado é o aumento de clientes satisfeitos”.

 

NÚMEROS  – O Encontro de Oportunidades para o Setor de Panificação e Food Service se consolidou como uma importante ferramenta para o setor. Seu formato tem servido de exemplo para cidades do interior de São Paulo como Araraquara, São José do Rio Preto e Franca.

 

Para ter ideia da dimensão deste setor, Piracicaba possui cerca de 150 padarias entre microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). A Apapir possui 45 associados, mas, considerando que alguns empresários têm mais de uma loja, esse número pode ser projetado a 80 empresas assessoradas.

 

Outros números que impressionam estão no âmbito nacional: a panificação envolve 63.000 padarias no País e emprega 800.000 pessoas diretas e 1.700.000 indiretas. Só em São Paulo são 11.000 padarias, empregando 152.400 pessoas de forma direta e 323.800 indiretas. As padarias e confeitarias brasileiras movimentaram R$ 76,405 bilhões em 2013, faturamento 8,7% superior ao registrado no ano anterior, conforme dados divulgados neste ano pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

 

PATROCÍNIO E APOIO – O IV Encontro de Oportunidades para o Setor de Panificação e Food Service é reforçado com a participação de renomadas empresas, que associam suas marcas por reconhecerem a importância e o compromisso em cada vez mais apresentar soluções que promovem o crescimento deste segmento. Patrocínio: Sebrae-SP, Moinho Anaconda, Kato, Astemaq, Mirella, Perlima, Bunge, Kibon, Pman, MM Informática, Cegantin, Camolesi Distribuidora, MaqTec, Philip Morris, Café Morro Grande,  Hobart, Adimix, Rational, Belarina Alimentos, Moinho Pacífico,  Tirol, Coca Cola Femsa, MCI, Correcta, Ocrim e Diniz. Apoio: Associação Indústria Panificação Estado São Paulo (Aipesp) e Souza Cruz.

 

SOBRE OS PALESTRANTES:

Giovani  Assis  Mendonça, diretor-executivo da Abip (Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria), é psicólogo  formado  pela  Universidade  Católica – PUC (MG). Tem especialização  em  Consultoria  empresarial e pós-graduação em Gestão  pela  Qualidade, pela  Fundação Getúlio Vargas.

Frederico Alecrim é especialista em marketing e Gestão Empresarial, pós-graduado em Pedagogia Empresarial Estratégica. É autor do livro Uaugomais: Uau’s Ins-Pirar Você e Seu Negócio.

Thiago Cesar é chef corporativo e gerente de desenvolvimento de negócios na  Rational Brasil. Chef de cozinha há 12 anos,  trabalhou em restaurantes de alta gastronomia em São Paulo e Rio de Janeiro. É responsável pela implantação do conceito de panificação da marca Rational no Brasil, desenvolvendo produtos para padaria em seus equipamentos.

 

SOBRE A APAPIR – Presidida por Elisabete Mazero (proprietária das padarias Takaki e La Baguete) e Levi Roccia (vice-presidente e proprietário do Grupo de Padarias Rivana), junto a outros nove empresários do ramo integrantes da diretora, a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Piracicaba e Região (Apapir) completou 51 anos em maio de 2014. Tem o objetivo de buscar conquistas para os associados do comércio varejista de panificação e confeitaria, a fim de proporcionar condições ideais para o exercício das atividades comerciais e o aprimoramento dos serviços prestados aos consumidores. Também realiza campanhas de cunho social, como a distribuição de alimentos a comunidades carentes e movimentos de conscientização sobre a reciclagem do óleo de cozinha. Para aprimoramento do setor, promove periodicamente palestras para capacitação técnica dos empresários do setor, com foco em inovação e melhorias do empreendimento.

 

SOBRE O ESCRITÓRIO REGIONAL DO SEBRAE-SP – O Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba é responsável pelo atendimento de empresas e empreendedores de 17 municípios da região, o que representa uma população de 1.290.046 habitantes e 59.189 empresas formais. As cidades de abrangência são: Águas de São Pedro, Americana, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira, Mombuca, Nova Odessa, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D´Oeste, Santa Maria da Serra e São Pedro. A sede do ER Piracicaba fica na Avenida Rui Barbosa, 132 – Piracicaba/SP – telefone: (19) 3434.0600.

 

Serviço

Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba patrocina o IV Encontro de Oportunidades para o Setor de Panificação e Food Service

Data/horário: 26 de novembro de 2014, às 13 horas

Local: Terrazas Acontecimentos (Av. Cássio Paschoal Padovani, 1.400, B. Morumbi)

Informações e Inscrições: (19) 3413-0946 e (19) 99723-0481 ou por e-mail: apapir@terra.com.br

 

Programação

13h às 14h  Recepção e Credenciamento

14h às 14h15  Abertura

14h15 às 15h15 – Palestra com Giovani Mendonça – “Tendências da Panificação para os próximos 10 anos”

15h15 às 16h15 – Palestra com Fred Alecrim  – ““Pegada: Movimentos e ações para o sucesso de seus negócios”

16h15 às 17h15 – Palestra com o chef Thiago César – “Otimização de Espaço e Flexibilidade de Operação”

17h15 às 18h – Encerramento – Degustação

Comentários

Notícias relacionadas