Piracicaba: Idoso com doença pulmonar carrega cilindro de oxigênio na hora de votar

João Gimenez fez questão de ir à urna neste domingo em Piracicaba (SP).
Dependente de aparelhos para respirar, aposentado vive em UTI domiciliar.

O aposentado João Antonio Gimenez, de 62 anos, poderia justificar sua ausência na votação deste domingo (5) por motivos de saúde. Mas resolveu exercer o direito de eleitor e, mesmo com duas doenças pulmonares, foi até a seção eleitoral registrar suas escolhas na urna, na Escola Estadual Alcides Guidette Zagatto, no bairro Jardim Esplanada, em Piracicaba (SP).

Há três anos, Gimenez sofre de duas doenças graves, fibrose pulmonar e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que o fazem viver confinado em casa  e necessitar de serviço ‘home care’ de UTI (tratamento intensivo domiciliar). Ele depende do auxílio de aparelhos especiais para respirar.

Com o apoio da família, o aposentado votou de manhã e recebeu assistência de mesários e fiscais da Justiça Eleitoral. “Eles pegaram a mesinha para eu assinar o relatório de votação. O cilindro que carrego pesa quase 25 quilos. Fiquei emocionado ao ver meus familiares se esforçando comigo”, declara.

João Antonio Gimenez depende de equipamentos para respirar. (Foto: Mara Gislaine Marques Gimenez)
João Antonio Gimenez depende de equipamentos
para respirar (Foto: Mara Gislaine M. E. Gimenez)

O cilindro de oxigênio que ele leva consigo precisa ser recarregado a cada quatro horas e, por isso, as despesas com energia elétrica na residência da família alcança o valor de R$ 300 mensais.

A esposa do aposentado, Mara Gislaine Marques Eleotério Gimenez, reclama da falta de ajuda do poder público para resolver a situação de pessoas que passam pelo mesmo problema de João. “Queria um político que pensasse nos doentes que vivem em UTIs domiciliares”, afirma.

O aposentado compartilha da mesma insatisfação de Mara em relação aos candidatos para esta eleição. Mesmo assim Gimenez disse que, do início da campanha eleitoral até este domingo, acompanhou os debates e procurou saber das propostas de todos os candidatos.

 

Fonte: G1

Comentários

Notícias relacionadas