28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Piracicaba é palco de show inédito de Inezita Barroso

Compartilhe essa notícia!

Cantora apresenta repertório de 60 anos de carreira

Inezita Barroso Foto Luciano Piva (28) menor

Em comemoração às seis décadas de música brasileira, Inezita Barroso traz a Piracicaba um show inédito, junto ao Regional do Tico-tico. O espetáculo, intitulado ‘Trajetória’, será gravado em DVD e contempla canções que representam a grandiosidade da arte musical do país. O show, que ilustra a carreira da artista com um repertório diversificado, ocorre no Teatro Municipal Erotides de Campos, dia 4 de maio (sábado), às 20h30.

 

Dona de uma das vozes mais ouvidas e reconhecidas em todo o território nacional, Inezita Barroso, aos 88 anos, ainda mobiliza públicos de todas as gerações com interpretações de um repertório recheado de clássicos que abrangem marchas e hinos patrióticos, folclore, temas afro-brasileiros, clássicos da música popular, clássicos da música caipira e modinhas. No programa, estão incluídas composições como Ronda, de Paulo Vanzolini, falecido no último domingo (28), e Chão de Estrelas, de Silvio Caldas e Orestes Barbosa, na qual o poeta Manuel Bandeira identificou o mais belo verso da língua portuguesa: Tu pisavas nos astros distraída.

 

A cantora se apresenta acompanhada do Regional do Tico-Tico, grupo composto por Joãozinho e Rafael Schimidt (violão), Felipe Viola (viola), Leandro Madeira (baixo), Escurinho e Kadu Fernandes (percussão) e Marinho do Acordeon (acordeom). O grupo acompanha as excursões de Inezita por todo o Brasil, além de participar do programa Viola Minha Viola, na TV Cultura, há mais de dez anos. O show ainda conta com participações especiais de João Leite (berrante) e Júlia Simões e Daércio Neto (fala).

 

A carreira profissional de Inezita Barroso começou em 1950 em um programa de auditório na Rádio Clube de Recife, onde conheceu Capiba, que fez a música para Ismália, de Alphonsus de Guimaraens, interpretada pela cantora. O show ainda conta com sambas de Billy Blanco e Paulo Vanzolini, que frequentavam a casa de Inezita em encontros nos fins de semana. Na voz da intérprete, letras de Marcelo Tupinambá, Valdemar Henrique, Hekel Tavares e Barbosa Lessa foram eternizadas e são apresentadas também durante o espetáculo.

 

A década de 50 foi marcada pela atuação de Inezita Barroso no cinema, em seis filmes: Angela, Destino em Apuros, É Proibido Beijar, O Craque, Mulher de Verdade e Carnaval em Lá Maior. Contratada pela Record, a cantora participou de programas de rádio e televisão e toda semana, durante sete anos, interpretou arranjos novos de sua autoria. As interpretações magistrais de Inezita Barroso a consagraram como uma das vozes mais conhecidas do Brasil.

 

A realização é da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba e Secretaria de Ação Cultural.

 

Ingressos

Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 para entradas inteiras e meias, respectivamente, e estão à venda na bilheteria do teatro, de terça a domingo, das 15h às 18h; na Livraria Nobel do Shopping Piracicaba; e pelo site www.bilheteriarapida.com.br.

 

Programa

Canção do Expedicionário (Guilherme de Almeida – Spártaco Rossi)

Ismália (Alphonsus de Guimaraens – Capiba)

Ronda (Paulo Vanzolini)

Moleque Vardemá (Billy Branco)

Canção Marinha (Marcelo Tupinambá – Mário de Andrade)

Tambatajá (Valdemar Henrique)

Leilão (Hekel Tavares – Joraci Camargo)

Rancheira de Carreirinha (Barbosa Lessa)

O Canto do Mar (José Mauro de Vasconcelos – Guerra Peixe)

Prece a São Benedito (Hervé Cordovil)

O Carro Tombou (Edvina de Andrade)

Festa do Congado (Juraci Silveira)

Chão de Estrelas (Orestes Barbosa – Sílvio Caldas)

História Triste de uma Praieira (Adelmar Tavares – Stefana de Macedo)

O Berrante de Madalena (Faísca)

Moda da Pinga (Ochelcis Laureano)

Piracicaba (Nilton Melo)

Lampião de Gás (Zica Bergami)

 

SERVIÇO

Gravação DVD ‘Trajetória’ – Inezita Barroso e o Regional do Tico-Tico

Local: Teatro Municipal Erotides de Campos

Data: 4 de maio, sábado, às 20h30

 

Fonte: Engenho da Notícia

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!