Piracicaba: Cemitérios municipais devem receber mais de 40 mil pessoas no Dia das Mães

Espaços ficarão abertos em horários especiais no fim de semana; Prefeitura montou força-tarefa para garantir bem-estar e segurança dos visitantes

 

A Prefeitura vai realizar uma força-tarefa, que envolverá diversas secretarias, para receber os visitantes dos três cemitérios municipais, por ocasião do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 14/05. Os horários de funcionamento também serão ampliados: o Cemitério da Saudade e o da Vila Rezende funcionarão das 7h às 18h, no sábado e domingo, dias 13 e 14 de maio, e o do distrito de Ibitiruna ficará aberto nesse horário apenas no domingo, 14. As Administrações dos cemitérios também ficarão abertas. De acordo com Elaine Seguezzi, chefe do Setor de Cemitérios da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), são esperadas em torno de 25 mil pessoas no da Saudade e 15 mil no da Vila, no fim de semana.

Para atender o grande número de pessoas, o Cemitério da Saudade, além do portão principal, abrirá os portões que ficam na avenida Independência, 2.200 e 2.400, o da rua Dr. Coriolano Ferraz do Amaral, 343, e o da avenida Piracicamirim, 2.201, este para acesso de cadeirantes.

POSSIBILIDADES – Elaine revela que o fluxo de pessoas que passam pelos cemitérios começa já durante a semana e se intensifica no sábado e no domingo. Eliana Grigolatto e sua mãe Ana Julia Bortoletto, por exemplo, foram até o Cemitério da Saudade ontem, 10/05, para cuidar do túmulo de familiares. “A gente sempre vem, principalmente no Dia das Mães, Pais, Finados”, contaram. Por conta do trânsito intenso no domingo, muitas vezes a visita para a limpeza acaba sendo a única. “Quando dá a gente vêm no domingo, para assistir à missa”, disse Eliana.

Semilde Pereira Ramos, que está no grupo dos 150 limpadores de túmulos do Saudade cadastrados para o serviço, é bastante procurada para novos trabalhos nas datas especiais, como Dia das Mâes, Pais e Finados. “Não posso aceitar mais. Limpo cerca de 70 túmulos por mês e já tenho dois extras”, contou. Semilde trabalha no ramo há 30 anos. “Gosto do meu trabalho. Me sinto bem. Faço com amor, com carinho. Tem gente que acha estranho, mas quando me falam alguma coisa, digo que essa (o cemitério) será a casa de todos nós mais tarde”, diverte-se.

AÇÕES – Para receber os visitantes, as secretarias mobilizam equipes nos três cemitérios. A Sedema coordena trabalhos como corte de mato e limpeza geral, nas áreas interna e externa dos espaços. Já o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) vai instalar bebedouros nas saídas principais dos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende.

O trânsito intenso nas imediações dos cemitérios será controlado com orientação aos motoristas pelos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran). A Guarda Civil será a responsável pelo policiamento e o Pelotão Ambiental fará a fiscalização de ambulantes e vendedores de flores, que devem ser cadastrados na Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), que também ajudará na fiscalização.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai disponibilizar pessoal para trabalhos do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), nos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende.

MISSAS – A Diocese de Piracicaba realizará missas nos cemitérios da Saudade e Vila, no domingo, Dia das Mães. No Saudade, a cerimônia acontecerá às 9h, na capela São Miguel Arcanjo, pelo padre Kleber Danelon. A Capela Ecumênica do Morador de Rua, no Cemitério da Vila, vai receber a população para a missa às 10h. A celebração será do padre Josenildo Carlos da Silva

O Cemitério da Saudade fica na avenida Piracicamirim, 2.201, Vila Monteiro; o cemitério da Vila Rezende está localizado na avenida Marechal Costa e Silva, 44, Jardim Primavera, e o Cemitério de Ibitiruna fica na rua Piracicaba, s/n, distrito de Ibitiruna.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3426-6272, no Setor de Cemitérios.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas