19 de maio de 2024

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Pertencimento: 5 dicas para promover o sentimento em colaboradores

Colaboradores de uma empresa

Colaboradores de uma empresa

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Independente do setor de atuação, tempo de mercado ou porte, toda empresa apresenta a mesma base: são os colaboradores que garantem o funcionamento dos processos que mantêm a organização de pé. Buscar estratégias para garantir a produtividade e o engajamento da equipe, a partir da oferta de benefícios como o cartão vale alimentação, tem sido uma preocupação dos profissionais de Recursos Humanos. 

 

Neste cenário, as alternativas para promover o sentimento de pertencimento dos colaboradores ganham destaque. Quando a equipe desenvolve essa sensação, há uma maior identificação com a empresa, sinal de que as estratégias para a valorização e o envolvimento dos funcionários estão surtindo um efeito positivo.

 

O sentimento de pertencimento no ambiente corporativo diz respeito à ligação que o colaborador tem com o negócio. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a sensação ocorre quando o funcionário se vê como parte da organização e cria um vínculo que vai além da relação trabalhista. 

 

Vantagens para a organização

 

Ainda de acordo com o Sebrae, o sentimento de pertencimento traz à equipe uma ideia de comunidade, o que faz com que o grupo se defenda e vista a camisa da empresa dentro e fora do ambiente de trabalho. Essa ligação pode favorecer o crescimento do negócio, uma vez que mantém os colaboradores produtivos e focados em entregar melhores resultados pelo bem da organização. 

 

Na avaliação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o sentimento de pertencimento é uma espécie de termômetro da motivação da equipe. Funcionários motivados são mais participativos, produtivos e garantem um clima organizacional positivo.

 

Segundo informações da empresa de benefícios Pluxee, nova marca da Sodexo Benefícios e Incentivos, o sentimento de pertencimento pode ajudar a reter talentos, engajar os funcionários, aumentar o nível de satisfação e impulsionar a produtividade no dia a dia de trabalho. 

 

Qual é o papel do RH?

Enquanto alguns profissionais já entram na empresa com essa sensação, outros precisam de estímulos. Neste caso, cabe aos profissionais de RH trabalharem a gestão de pessoas de forma que os colaboradores sintam-se parte da grande engrenagem empresarial. 

 

Para promover o sentimento de pertencimento, são recomendadas práticas como realização de pesquisas, reestruturação da comunicação interna e uso de linguagem transparente,  definição do propósito empresarial e celebração de conquistas dos colaboradores.

Faça pesquisas internas 

 

O primeiro passo para estimular o sentimento de pertencimento nos funcionários é entender qual é o cenário atual da organização e quais são as necessidades dos profissionais que nela trabalham. Para isso, é aconselhável aplicar pesquisas internas para obter  informações sobre o clima organizacional, o perfil dos colaboradores e a interação entre a equipe.

 

De acordo com a ABRH, a pesquisa de clima oferece uma percepção coletiva, pois permite analisar o ambiente interno, a partir de pontos fortes e fracos, expectativas e aspirações.

Esse tipo de pesquisa é bastante comum e oferece um diagnóstico aos líderes. 

 

A proposta é que a equipe se sinta confortável para apontar os aspectos que precisam ser melhorados, respondendo as questões com sinceridade. Já os líderes precisam estar abertos para ouvir críticas e sugestões, colocando-se à disposição para mudar o cenário, caso haja necessidade. Este posicionamento mostra que a opinião e a necessidade dos colaboradores são importantes para a empresa, trazendo assim, uma maior sensação de valorização. 

Melhore a comunicação interna 

 

Outro aspecto que exige atenção é a comunicação interna. Em uma empresa em que os colaboradores possuem o sentimento de pertencimento, os diálogos são bem construídos e sem ruídos, favorecendo uma boa interação. 

 

As organizações precisam estabelecer um canal oficial de comunicação sobre as principais atividades, divulgar eventos e criar um vínculo maior com os funcionários. As iniciativas eliminam a chance de circulação de falsas informações que possam ser prejudiciais aos relacionamentos profissionais. 

 

O setor de RH pode realizar um trabalho em conjunto com a equipe de endomarketing e comunicação para o melhor alinhamento das iniciativas internas. 

Invista em uma linguagem transparente 

 

A linguagem transparente é a base para o trabalho de comunicação interna, sendo válida tanto para as fases boas vividas pela empresa, quanto para os eventuais momentos de crise. 

 

Por isso, a empresa deve criar o hábito de se comunicar com a equipe, mostrar os resultados positivos, compartilhar os negativos e demonstrar empatia e confiança no trabalho de todos. 

 

Essa postura evita que os funcionários sintam-se inseguros e desamparados, sentimentos que, consequentemente, levam a busca por outras oportunidades no mercado de trabalho. Neste caso, o trabalho dos profissionais de RH deve ser de orientação com os gestores e as lideranças.

 

Defina o propósito da empresa 

 

Para criar o sentimento de pertencimento, a empresa precisa garantir que os colaboradores saibam quais são os pilares da marca e o motivo para realizarem determinada atividade. Por esse motivo, os líderes devem compartilhar com a equipe qual é o propósito da organização, seja ele geral ou o de um projeto específico. 

 

O entendimento sobre os objetivos e valores da empresa aumenta as chances de identificação por parte dos funcionários. Além disso, garante que a equipe entenda que os resultados podem ser atingidos a partir de ações reais e propósitos definidos, possibilitando um trabalho com mais satisfação, clareza e dedicação. 

 

É recomendado que as informações gerais sobre a empresa sejam repassadas durante o treinamento dos novos colaboradores. Já os objetivos específicos de cada projeto devem ser informados pelos gestores responsáveis.

Celebre as conquistas da equipe 

 

Celebrar as conquistas e os trabalhos realizados pelos colaboradores é uma forma de reconhecimento. A valorização pessoal e profissional contribui para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento. 

 

Para colocar isso em prática, as organizações podem criar canais de comunicação para divulgar os aniversariantes do mês, parabenizar pelo tempo de casa e, também, reconhecer aqueles que se saíram bem em um projeto. 

 

Além disso, há programas específicos de reconhecimento que podem ser úteis nesse processo. Há empresas que dão bonificações para os colaboradores que apresentaram resultados positivos ou que bateram metas. 

 

É possível, também, utilizar os próprios benefícios para celebrar as conquistas do time. Organizações que disponibilizam o gympass para atividades físicas podem oferecer “mimos” para os funcionários que mais se movimentaram. 

 

Ações como “o colaborador mais fitness do mês” podem ajudar a engajar a equipe e fazer com que todos garantam melhorias para a saúde e mais qualidade de vida.

 

Neste aspecto, cabe ao setor de RH criar as melhores estratégias, considerando o perfil da equipe, identificado por meio de pesquisa interna, e a gestão dos benefícios oferecidos pela organização.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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