19 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Pensar em inglês pode ser a chave para aprender o idioma

Compartilhe essa notícia!

Confira dicas que podem ajudar a desenvolver a habilidade.

Aprender um novo idioma nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, o vocabulário e a pronúncia diferentes podem ser desafiadores para os estudantes, sobretudo, no início. Nessa fase, é comum que, pensando em facilitar o aprendizado, eles criem o hábito de traduzir as palavras estrangeiras para a língua nativa. 

No entanto, recorrer à tradução literal não costuma ser o melhor caminho para aprender, já que nos tradutores online nem sempre são considerados os contextos das palavras. Além disso, o uso frequente do recurso limita o desenvolvimento linguístico do aluno. A abordagem mais recomendada por profissionais de qualquer curso de idiomas é aprender a pensar em inglês. O hábito pode facilitar a comunicação e a compreensão, auxiliando na conquista de fluência.

Se, a princípio, a orientação pode parecer complicada, algumas medidas como ler mais conteúdos em inglês, conversar com nativos e escutar mais áudios no idioma tornam o processo mais natural, conforme os profissionais da área. 

Pensar em inglês, no ponto de vista do aprendizado linguístico, significa colocar em prática a capacidade de processar ideias utilizando o idioma estrangeiro como meio de comunicação. No estudo de uma nova língua, é aconselhável que essa forma de pensamento seja colocada em prática desde o início. 

A dica é válida para todas as idades, não importando se o aluno está matriculado em um curso de inglês para crianças ou para adultos. Por meio dos recursos didáticos compatíveis à faixa etária, é possível estimular o pensamento em inglês. 

Dicas para aprender a pensar em inglês

Para muitas pessoas, pensar em inglês pode ser algo automático, sobretudo, quando avançam nos estudos do idioma. Mas para aqueles que têm dificuldades para destravar a habilidade, algumas dicas que podem ajudar.

Leia o que puder em inglês 

Os livros são os maiores aliados no aprendizado de qualquer idioma. Criar o hábito de ler mais conteúdos em inglês é o primeiro passo para intensificar o conhecimento, melhorar a proficiência, expandir o vocabulário e desenvolver o pensamento crítico. 

Para os iniciantes, a orientação é optar por livros infantis, pois costumam ser menores e apresentam uma linguagem mais simples. 

Converse com nativos da língua 

Conversar com nativos da língua inglesa também é uma prática que estimula a pensar em inglês. O contato permite conhecer novos vocábulos e compreender a pronúncia das palavras. Esse tipo de interação também exige que o estudante se expresse de forma clara, raciocine rapidamente e pense em inglês para manter o diálogo. 

Escute conteúdos em inglês diariamente

Os conteúdos sonoros produzidos em inglês também são uma alternativa para expandir o vocabulário, conhecer as entonações, treinar a escuta e desenvolver a habilidade de pensar no idioma. Para isso, o estudante pode recorrer a podcasts, músicas, rádios, séries, filmes e programas de TV. Os conteúdos escolhidos devem acompanhar o nível de conhecimento do aluno. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!