Parque dos Jacarandás ganha novas árvores


O Parque dos Jacarandás, área localizada no bairro Mollon, segue recebendo o transplante de árvores. Realizado pelas secretarias de Obras e Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, com apoio do DAE (Departamento de Água e Esgoto), o transplante é somado ao plantio de novas mudas, totalizando no momento cerca de 90 árvores de diversas espécies. Para assegurar melhor paisagismo e atração da fauna, o Parque receberá novos plantios.

 

Nos últimos dias, palmeiras imperiais de até 18 metros foram levadas e plantadas no local. Essas palmeiras foram cuidadosamente retiradas da área que abrigará o novo Terminal Urbano, transportadas até o Parque dos Jacarandás e plantadas de forma a reforçarem o aspecto paisagístico do local.

 

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, visitou o espaço nesta última quinta-feira (30) e acompanhou o trabalho realizado. “As equipes estão transplantando árvores grandes e que fizemos questão de levar ao Parque dos Jacarandás, reforçando nosso compromisso com o meio ambiente. São resedás, jabuticabeiras, ipês, além das palmeiras das espécies rabo de peixe e imperial”, disse Denis. “A obra está em ritmo acelerado e já produz uma perspectiva de como o Parque ficará após o termino das intervenções”, complementou o chefe do Executivo.

 

O secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteio, ressaltou que a ação demonstra o empenho e seriedade da Administração Municipal com os aspectos ambientais. “Os transplantes dessas árvores têm sido acompanhados por funcionários e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e do DAE, que não medem esforços para executar suas ações, e fazem com muita propriedade”, comentou.

 

Ainda sobre os transplantes das árvores, o diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan, explicou os cuidados nos procedimentos. “O trabalho se baseia em realizar escavações no solo de modo que a árvore permaneça com um torrão de tamanho suficiente para manter a maior parte do seu sistema radicular (raízes). As dimensões do torrão são variáveis e a ação exige um conhecimento técnico na área, por isso a importância do acompanhamento dos profissionais”, explicou Piovezan.

 

O Parque

 

As obras do Parque dos Jacarandás seguem aceleradas. Máquinas, caminhões e servidores da Administração Municipal e de empresas contratadas atuam no momento na construção da pista, instalação dos banheiros, drenagem e paisagismo por meio de uma série de intervenções.

 

O Parque dos Jacarandás é implantado em uma área de 56 mil metros quadrados entre as ruas José Jorge Patrício, do Estanho e do Césio. Conforme projeto preparado pela Prefeitura, o espaço terá um lago artificial, pista de caminhada, equipamentos esportivos, academia ao ar livre, playground, espaço de eventos, pista de Bicicross, área de estacionamento, área de convívio, bosque, sanitários entre outras estruturas.

 

Novo Terminal Urbano

 

Também continuam as obras do novo Terminal Urbano de Santa Bárbara d’Oeste e do projeto de revitalização da Praça João XXIII, localizada entre as ruas Floriano Peixoto, Campos Sales, Prudente de Moraes e João Ridley Bufford, na região central da cidade. Equipes de trabalho da Obrafort realizam de demolição para posterior terraplanagem. As intervenções trarão uma melhor mobilidade, novos ares e renovará o centro comercial da cidade.

 

A obra é realizada de forma setorizada e prevê em uma primeira etapa a terraplanagem, construção da cobertura do novo terminal, construção de módulos para comércios, área administrativa e setor operacional. Posteriormente, haverá a conclusão do projeto com execução da segunda etapa de serviços.

 

A área total de intervenção é de 8.561,96 m² e contempla a construção de um novo terminal de ônibus com oito baias de embarque e desembarque de passageiros e quatro baias de apoio, com 1.643,05 m² de área coberta, além da construção de 13 módulos para comércio de conveniência, área administrativa, área de apoio ao público e aos motoristas e sanitários.

 

O projeto inclui também toda a reestruturação viária no entorno da praça. A Rua João XXIII será prolongada entre as ruas Prudente de Moraes e Floriano Peixoto, enquanto a Rua João Ridley Bufford terá o tráfego interrompido neste trecho. Toda a área da praça será reurbanizada recebendo tratamento paisagístico adequado. O investimento para a execução dos serviços será de R$ 5,2 milhões em recursos próprios.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas