Pacientes do Programa Antitabagismo passam por consultas


A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde), segue com os encontros do grupo de Cessação ao Tabagismo Saúde sem Tabaco. Nesta terça-feira (9) foram realizadas consultas médicas e odontológicas. São duas turmas atendidas atualmente, com aproximadamente 15 participantes cada. Os encontros ocorrem todas as semanas no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

Em um primeiro momento, os grupos passam por acolhimento, quando são preenchidas as fichas individuais e aplicados testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e motivação de cada participante, nos quais são abordados os temas: dependência do tabaco, como ele age no organismo, seus malefícios, além de definição da forma como o grupo será conduzido. Na sequência são encaminhados para consulta médica e avaliação bucal para prosseguimento das atividades. Ao longo dos três meses de duração de cada grupo, as sessões são divididas entre motivacionais, terapêuticas e manutenção.

Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a unidade de saúde mais próxima à residência. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) em São Paulo.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas