Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Outubro Rosa: Doenças do coração matam mais que câncer de mama

O infarto e o AVC são a principal causa de morte entre a mulheres brasileiras

 

As doenças cardiovasculares matam o dobro em relação a todos os tipos de câncer juntos. A hipertensão arterial e o diabetes nas mulheres possuem um impacto mais negativo do que nos homens para a saúde vascular.

 

Segundo o Dr. Vitor Loures, cardiologista, a letalidade do infarto do coração em mulheres, entretanto, é maior do que em homens. As mulheres possuem os mesmos fatores de risco que os homens, como pressão alta, tabagismo, sedentarismo, colesterol alto, diabetes, obesidade, entre outros, porém possuem fatores de risco exclusivos como a menopausa, gestação e doenças autoimunes.

 

“O infarto e o AVC são a principal causa de morte entre as brasileiras. Contudo, grande parte das mulheres ainda não reconhecem a importância das doenças cardiovasculares, o que prejudica a abordagem em geral”, conta o cardiologista.

 

O risco de desenvolver doença nas artérias do coração antes dos 40 anos é maior nos homens do que nas mulheres. Contudo, exames preventivos e de checkup devem ser realizados nos primeiros anos da fase adulta para ambos os sexos. Logicamente, doenças de cunho genético e familiar devem ser individualizadas.

 

Por isso, o recomendado pelo cardiologista é ter um controle rígido de todos os fatores de risco cardiovascular, e estilo de vida saudável associado a acompanhamento médico regular.

 

Sobre o Dr. Vitor Loures

Graduado em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002 – 2008), Vitor Loures possui residência em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina do ABC-SP, especialização em Cardiologia no Instituto do Coração – INCOR/FMUSP e em Cardiologia Intervencionista pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – IDPC/SP. Atualmente é doutorando em ciências médicas pela USP-IDPC e ministra o curso online “Coração de Aço” voltado para aqueles com doenças cardiovasculares e fatores de risco.

Fonte:

Dr. Vitor Loures, cardiologista.

Site oficial: https://drvitorloures.com.br/

Instagram: @drvitorloures

Página facebook: https://www.facebook.com/doutorvitorloures

Youtube: https://www.youtube.com/c/VitorLoures

Spotify: podcast – Viva com Coração, https://open.spotify.com/show/7drltcvIo4YhB6UXZOqYB0

Canal do Telegram: https://t.me/drvitorloures