24Horas RMC 

OMA se prepara para eclipse total da lua

Neste domingo (20), a partir das 23 horas, o eclipse lunar e a sombra da Terra na Lua provarão, ao vivo, que nosso planeta é redondo. Mesmo não necessitando de lunetas, o OMA (Observatório Municipal de Americana) estará aberto para o público prestigiar o fenômeno através da cúpula principal do Observatório e serão disponibilizados telescópios na área externa. A entrada é franca e as observações ocorrerão mediante distribuição de senha.

 

De acordo com a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), o acesso ao OMA se dá pelo portão principal do Jardim Botânico e a programação deve se estender até as 4 horas da madrugada, quando terminará a fase visível do eclipse. A secretaria informou ainda que é proibido o acesso de crianças menores de cinco anos ao pavimento superior do observatório e, que na ocorrência de tempo nublado ou chuvoso, o evento será suspenso.

 

Este eclipse será o primeiro deste ano e o segundo ocorrerá em 16 de julho, mas não será total. De acordo com o astrônomo, Carlos Andrade, o fenômeno desta segunda-feira poderá ser observado de qualquer ponto da cidade e do país, sem necessidade de qualquer proteção.

 

O OMA fica na parte interna do Jardim Botânico, à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no Parque Residencial Nardini.

Comentários

Leia também...