OMA faz observação especial hoje (31)

A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Americana), por meio do OMA (Observatório Municipal de Americana), oferece nesta terça-feira (31), às 20 horas, mais uma observação pública especial da aproximação máxima do planeta Marte ao planeta Terra.

Nessa aproximação máxima, Marte estará distante 57.750.000 quilômetros da Terra, algo que somente deverá acontecer novamente em 15 de setembro de 2035. A observação do planeta – que é praticamente a metade da Terra – exige instrumentos de médio e grande porte. O fator desfavorável desta aproximação é uma gigantesca tempestade de poeira que está impossibilitando a observação de suas principais regiões. Mas ainda assim, será possível a observação do planeta vermelho.

De acordo com o astrônomo do OMA, Carlos Andrade, o planeta também poderá ser visto nas mesmas condições na observação pública de sexta-feira. A entrada do OMA é feita pelo portão principal do Jardim Botânico e é gratuita.

O acesso de crianças menores de cindo anos à cúpula é proibido, mas os pequenos também podem observar o céu através de telescópios externos, colocados no pavimento superior do OMA.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3407-2985.

 

Foto: Divulgação

Comentários

Notícias relacionadas