Oficina Envelhecimento Ativo acontece dia 6, em Nova Odessa


Clube da Melhor Idade sedia evento que discute políticas públicas

 

Nesta segunda-feira, dia 6 de julho, das 13h às 17h, acontece a Oficina Envelhecimento Ativo, no Clube da Melhor Idade de Nova Odessa. O evento pretende reunir idosos em geral, representantes de órgãos municipais e também de casas de repouso para debater políticas públicas que tragam garantias de direitos e melhoras na qualidade de vida da população idosa. Os focos principais são saúde, educação, proteção e participação na comunidade.

A iniciativa faz parte do Programa São Paulo Amigo do Idoso, do Governo Estadual. O Selo Amigo do Idoso certifica os municípios paulistas que desenvolvem boas práticas públicas voltadas para idosos. Este ano, 637 cidades assinaram a adesão ao programa coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

A fisioterapeuta do Clube da Melhor Idade, Cristiane Mareschi, é a interlocutora do selo em Nova Odessa e disse que a Oficina é um dos passos para o município obter a certificação estadual. Segundo ela, devido aos quatro pilares (saúde, educação, proteção e participação), o evento será dividido em grupos, com moderadores nas respectivas áreas de atuação.

A intenção da Oficina é ouvir os diversos segmentos da comunidade para obter o diagnóstico amplo na busca por garantir o envelhecimento ativo dos idosos de Nova Odessa. “Estaremos discutindo o que já é feito em termos de políticas públicas aos idosos, além da oportunidade de trazer novas demandas para ações voltadas a essa parcela da população no município”, detalha Cristiane.

Estão convidados para o evento representantes de todos os departamentos da Administração Pública Municipal, além das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) – conhecidas popularmente como casas de repouso –, membros de Conselhos Municipais, do Ministério Público e a comunidade em geral.

“Estamos cedendo o espaço do Clube da Melhor Idade porque é o local onde já são realizadas diversas atividades e trabalhos em prol dos idosos de Nova Odessa”, destaca a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “Dialogar com a comunidade é importante nesse aspecto, para avançarmos ainda mais na questão da Melhor Idade e buscarmos o Selo Município Amigo do Idoso”, concluiu o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

Diretoria de Comunicação

Comentários

Notícias relacionadas