Oficina de Dançaterapia tem encerramento do semestre


A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Atenção Especializada e Saúde Mental, finalizou as atividades do 1º semestre da Oficina de Apoio Psicocorporal “Dançaterapia”. O encerramento foi realizado na última terça-feira (7) no Salão Nobre da Secretaria de Educação. O objetivo é trabalhar pacientes atendidos pelo Centro de Especialidades Médicas da Secretaria de Saúde numa metodologia de apoio aos seus tratamentos. O projeto conta com parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

As oficinas são realizadas todas as terças-feiras com os grupos: iniciantes, avançado e ritmoterapia para iniciantes. A metodologia psicorporal objetiva trazer o olhar psíquico para as doenças como o câncer e dores crônicas, assim como sua prevenção, de forma a trabalhar o paciente no seu potencial criativo e emocional no enfrentamento da doença. As atividades no grupo foram ministradas pela psicóloga Priscila Martins.

A profissional cita que por meio do trabalho criativo, a Dançaterapia busca preservar a energia, o equilíbrio do ritmo interno do corpo, sua integração e socialização. “Durante o semestre, foi possível trabalhar o movimento criativo, a espontaneidade, a comunicação e integração entre as pessoas.  A prática destas atividades possibilitou estimular a potencialidade do indivíduo, expressividade e emancipação do ser humano, favorecendo, assim, sua saúde mental”, destacou Priscila.

A Dançaterapia é uma abordagem corporal voltada para o conhecimento pessoal. Neste trabalho em específico, ela se une à técnica da Dança Oriental (Dança do Ventre e Dança Folclórica árabe), procurando trabalhar por meio de uma prática milenar de estimulação, desenvolvimento e fortalecimento criativo do psicossocial. Houve palestras da nutricionista Hariane Bueno Rodrigues, sobre alimentação saudável, e da Juliana Barella, médica endocrinologista sobre glândulas endócrinas.

Assessoria de Imprensa
Imagem ilustrativa

Comentários

Notícias relacionadas