fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Santa Bárbara d´Oeste

Obra de ampliação da ETE Balsa avança em S. Bárbara

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Balsa, em Santa Bárbara d’Oeste, passa por obra de ampliação, modernização e readequação (Retrofit), que permitirá aumentar sua capacidade em até 700% e estar pronta a atender com eficiência a atual e as futuras demandas, além de ampliar as ações de preservação do meio ambiente e a melhora da qualidade de vida do município. Investimentos na ordem de R$ 5,4 milhões, com recursos oriundos da cobrança paulista pelo uso dos recursos hídricos – Agência PCJ – e do DAE (Departamento de Água e Esgoto), que realiza a obra.

 

Tratando atualmente uma vazão média de 20 l/s (litros por segundo) de esgoto, a ETE Balsa passará a ter capacidade de tratar 160 l/s a partir da conclusão da obra, prevista para o primeiro semestre de 2020. No momento, a obra se encontra com mais de 50% concluída, estando com parte dos novos equipamentos instalados e novas estruturas de concreto e alvenaria finalizadas. O sistema operacional migrará para uma concepção mais eficiente e otimizada, devolvendo o efluente devidamente tratado no Rio Piracicaba, seu corpo hídrico receptor.

 

Inserida nas diversas melhorias que o DAE realiza no sistema de esgotamento sanitário do município, a ETE Balsa atende o planejamento de expansão desse importante sistema. Com a entrega no início deste ano da ETE Toledos II, a maior obra de saneamento em Santa Bárbara d’Oeste, e da construção em andamento da futura ETE Barrocão, a cidade passará a ter 100% do esgoto tratado até 2020. A ETE Balsa se localiza em área a margem do Rio Piracicaba, no limite de município com a cidade de Limeira.

Comentários