Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

O que faz um profissional da área de informática industrial?

Embora o mundo digital esteja em constante crescimento, a informática industrial ainda é muito requisitada para o funcionamento de empresas e indústrias, e pode ser o diferencial do negócio quando o assunto é organizar e ordenar sistemas.

 

Pensando nisso, o texto de hoje abordará e mostrará o que faz um profissional da área de informática industrial, demonstrando o que é necessário para se desenvolver dentro da profissão, quais as funções desempenhadas e quais as possibilidades de carreira.

 

A internet trouxe diversas facilidades em nosso dia a dia e, mesmo produtos simples como fluxometro digital podem ser beneficiados pela tecnologia quando ela é aplicada de maneira correta, principalmente quando adaptada para funcionar de acordo com a necessidade do negócio.

 

Embora não tenha sempre a mesma visibilidade, a informática industrial vem oferecendo grande suporte para todos os tipos de empresa ao longo dos anos e, mesmo hoje, ainda é impactante com diversos processos de automação e melhoria de sistemas.

 

Esses sistemas podem variar bastante e se encaixam desde processos produtivos de ferramentaria de precisão até alguns mais complexos e grandes como linhas de produção de perfumes e cosméticos.

 

E, para operar essas linhas, entender a logística por trás de todo o planejamento que as envolvem e, dependendo das situações, ajudar e elaborar equipamentos, estratégias e sistemas programados para se adaptar à necessidade da empresa.

 

Ou seja, como foi possível perceber, tudo está diretamente ligado à otimização de tempo e de recursos, podendo ser aplicado em produtos que precisem de placa de alumínio composto preço, por exemplo, assim como qualquer outro item.

 

Portanto, para ficar inteirado de tudo que acontece dentro do mundo da informática industrial, confira os tópicos a seguir onde esse conceito será melhor explorado.

Entenda mais sobre o conceito da profissão

Embora qualquer um que realmente se dedique a entender e estudar sobre a área consiga desenvolver um ótimo papel como técnico da área de informática industrial, alguns perfis de pessoas que estão mais ligadas à tecnologia, normalmente, têm um maior destaque.

 

Mas primeiramente, é importante entender a fundo qual o objetivo da profissão e o que fazer para conseguir se destacar nela.

 

Envolvendo desde o conserto de equipamentos hidráulicos até o projeto que os automatiza e faz com que sejam funcionais, a informática industrial é responsável por criar, realizar a manutenção e desenvolver softwares, hardwares e processos de sistemas.

 

Então, para isso, diversas competências são exigidas do profissional, como:

 

  • Conhecimento sobre desenho técnico;
  • Medidas e protocolos industriais;
  • Programação robótica;
  • Instalação de Sistemas industriais;
  • Organização de projetos;
  • Automatização e otimização de recursos.

 

Claro que muito disso pode mudar, principalmente quando se trabalha em empresas diferentes, afinal, a empresa que produz forno elétrico para tratamento térmico tem uma dinâmica bem diferente daquela que produz tubos para encanamento.

 

Ou seja, além de todas as competências destacadas acima, ainda tem a correria do dia a dia, as cobranças, pressão do trabalho e do cliente, ademais, é necessário utilizar a tecnologia a seu favor para otimizar todo esse processo da melhor forma possível.

 

Com isso, pode-se dizer que o profissional ligado à área de informática industrial é responsável tanto pela parte de programação, quanto de organização e de projeção dos trabalhos ligados ao ramo. Ou seja, é uma grande responsabilidade!

O impacto no mercado: veja o que muda

Diferentemente de empresas que vendem barra roscada preço, os negócios que envolvem o auxílio de um profissional da área de informática industrial têm diversas vantagens quando se pensa em estratégias de mercado.

 

Primeiramente por causa da tecnologia. Com constantes avanços tecnológicos e diversas organizações trabalhando para que isso seja ainda mais comum, esses profissionais podem aproveitar essa facilidade e implementar tais funcionalidades no dia a dia de sua empresa.

 

Isso faz com que a sua organização esteja sempre adiantada no quesito de inovações e evoluções tecnológicas, bastando que as demais áreas cumpram o seu papel da forma mais adequada possível para o andamento de outros setores da empresa.

 

Uma outra grande vantagem é a organização, e ela independe do produto ou serviços comercializado, como uma câmera digital para microscopia. Toda empresa precisa de organização para que seus planos e metas avancem e sejam concretizados.

 

O profissional dessa área é responsável também por organizar como os sistemas funcionarão dentro daquela empresa, como eles serão integrados em caso de mais de um sistema gerir os dados da empresa.

 

E não apenas isso, como um organizador, ele também é responsável por entender e analisar possíveis erros que os equipamentos, hardwares e softwares podem ter, causando um grande impacto negativo na empresa caso não seja avaliado.

 

Mesmo que seja uma produção automatizada de filtro ciclone, uma linha de produção defasada, lenta e com problemas gera prejuízo, pois a empresa precisará arcar com os atrasos e gastos pela não entrega do que o cliente solicitou.

 

Ou até mesmo pagar os funcionários de sua organização hora extra para que compensem posteriormente a produção que não aconteceu, caso os processos não sejam tão automatizados como gostariam que fosse. 

Conheça algumas áreas de trabalho

Além das que já foram mencionadas até o momento deste texto, é possível destacar outras áreas que o profissional de informática industrial pode atuar e mostrar o seu fantástico trabalho, desenvolvendo um papel essencial para a indústria na qual prestará seus serviços.

 

Além de fábricas, indústrias e comércios que necessitam de integração, manutenção ou desenvolvimento de redes, sistemas ou equipamentos de informática, uma alternativa bastante válida para os profissionais que querem sair um pouco desse meio é a gestão de projetos.

 

E, com gestão de projetos, estamos falando em gerenciamento junto a engenheiros, sendo um papel de muito impacto, já que utilizará os recursos e investimentos da empresa para melhorar os processos produtivos relacionados aos sistemas e equipamentos dela.

 

Pode-se dizer que, o técnico estará em campo, trazendo todas as informações necessárias e sabendo como tudo está sendo feito com autoridade do processo, afinal, ele foi acompanhado de perto desde o início.

 

Outra área de interesse do profissional de informática industrial é na elaboração de softwares, os famosos programas de computadores que são essenciais para realizar algumas demandas dentro de diversas empresas.

 

Muitas vezes, é necessário que uma tarefa bastante específica seja realizada, e nenhum programa atenda essa especificidade ou a própria empresa não possa realizar o investimento necessário naquele exato momento.

 

Para isso, é possível que o profissional desenvolva um programa que, mesmo que não seja o ideal ou o mais perfeito possível, é o suficiente para atender a uma demanda momentânea.

 

Inclusive, os softwares são bastante caros e a licença deles pode ser muito elevada para empresas que estão começando no ramo, então essa é uma solução temporária. 

 

Por fim, mas não menos importante, e mesmo não tendo relação direta a áreas de interesse, é necessário desenvolver ou utilizar muito bem algumas habilidades para se destacar no mercado e conseguir aquela promoção que se busca.

 

O profissional de informática industrial deve sempre se manter atualizado e ver quais as tendências e novidades do momento, procurando trazer para o negócio o que tem de mais atual no mercado e não deixando a empresa cair no esquecimento ou ficar ultrapassada.

 

Além disso, é necessário senso crítico e analítico para desenvolver as melhores soluções conforme as necessidades do negócio, boa comunicação para se integrar aos demais setores da empresa e bastante praticidade para ver as coisas mudarem de forma ativa.

 

E a comunicação, como mencionado, é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho, tanto pela facilidade em lidar com pessoas e se expressar quanto na de passar informações de forma clara e objetiva.

Considerações finais

O texto de hoje abordou o que faz um profissional da área de informática industrial, abordando quais as suas tarefas e demandas diárias, como o mercado se comporta frente a esse profissional e a importância que ele tem dentro de uma empresa.

 

Claro que muito dependerá de como o seu negócio age, qual o porte da empresa, as maneiras que ela utiliza para negociar os recursos necessários para realizar o trabalho, entre diversos outros aspectos importantes.

 

Mas com a ajuda desses profissionais, qualquer negócio sempre estará um passo à frente quando pensamos em organização e apelo à tecnologia, sendo então indispensáveis quando o assunto é informática industrial.

 

Agora que já está mais claro de como eles impactam no mercado e quais as suas principais competências, cabe a você analisar a situação e começar desde já a estudar sobre essa área e entrar no mercado de trabalho.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.