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O que faz um copywriter?

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Copywriter é um profissional que se dedica ao copywriting, que nada mais é do que a produção de textos persuasivos para marketing e vendas. São conteúdos dos mais variados tipos, como catálogos, e-mails, sites, cartas, anúncios, dentre outros. 

Então, tendo isso em vista, esses profissionais, por meio de uma boa escrita, descrevem determinado produto ou serviço. A intenção, com isso, é gerar conversões. Ou seja, influenciar na decisão de compra do consumidor de maneira positiva, para que ele opte pela compra da solução ofertada.

Contudo, esses textos, mais do que falar dos produtos, precisam passar os valores da marca. Em outras palavras, a premissa é vender uma ideia, que mostre as vantagens que o produto ou serviço tem a oferecer para a vida do consumidor.

Isso é importante porque, hoje em dia, as pessoas têm inúmeras chances de comprar aquilo que precisam. Mas quando pagam por algo, não querem apenas pagar pela solução, mas também pelo valor que ela vai agregar.

E já que a internet é fonte de informação como um parâmetro para as decisões de compra, nada como usá-la a seu favor. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é copywriter, sua importância e como se tornar um.

Primeiramente: o que é copywriter?

Copywriter é um profissional responsável pela produção de conteúdos que têm como objetivo converter. Em outras palavras, eles guiam o usuário para uma direção específica.

O foco é produzir textos que convençam as pessoas a comprarem um produto ou serviço, ou realizar qualquer ação que a marca deseja.

Se uma empresa de, por exemplo, revestimento cimento queimado contratar um copywriter, ela terá em mãos um tipo de redação a serviço do marketing e vendas, rico em gatilhos e estratégias para convencer o consumidor.

Esse texto se adapta a diversos formatos de mídia, então, pode ser empregado como a empresa desejar, visando atrair mais clientes. Para os negócios, esse profissional é muito importante porque pode fazer diversos trabalhos, como:

  • Anúncios;
  • Peças publicitárias;
  • Roteiros para vídeos;
  • Artigos;
  • E-mail;
  • Roteiro de telemarketing.

Como podemos ver, investir na contratação de um copywriter é ter um profissional que ajuda a elaborar diferentes tipos de materiais com foco na marca e em suas soluções.

A partir disso, podemos começar a compreender a sua importância, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Confira!

Entenda a importância de um copywriter

Ser convincente é importante para qualquer organização que queira vender seus produtos online, instigar o desejo do cliente pelo que ela vende, fazer com que seu conteúdo seja consumido, criar uma boa lista de e-mails e conquistar cliques.

O copywriting é a técnica que ajuda uma grafica impressao de cardapio, por exemplo, a conquistar tudo isso. Importante dizer que isso acontece porque o profissional da área alimenta as necessidades do mercado com o objetivo de vender.

Há tempos que o copywriter deixou de ser um sujeito responsável apenas pela escrita de anúncios, folhetos e catálogos, tornando-se mais ativo e com isso aprimorando o relacionamento entre a empresa e o consumidor.

Ao longo do tempo, esses profissionais desenvolveram a habilidade de levar os leitores a uma ação específica. Isso acontece porque seu tipo de escrita fortalece o relacionamento entre marca e cliente, gerando receita.

Conforme o consumidor e as estratégias de marketing vão mudando, o copywriter acompanha essa evolução por meio dos conhecimentos que vai obtendo.

Ele também adapta os conteúdos às fases de consciência do consumidor, o que os leva até o desejo irresistível de comprar o produto ou serviço, mesmo que ele não precise no momento.

Trata-se de um profissional tão importante que, se analisarmos, vamos perceber que sua escrita está em toda parte, para empresas de todos os portes, desde as menores até as mais famosas do mundo.

E isso não diz respeito apenas às estratégias de marketing digital. Se uma fabricante de adesivo para vitrine, por exemplo, investe em um comercial de TV, é o copywriter quem escreve o guião.

Esse profissional é crucial até mesmo para as instituições sem fins lucrativos, pois ele tem o poder de convencer as pessoas a colaborarem com determinada causa.

Independentemente do tipo de empresa, ao contratar alguém para trabalhar em suas estratégias de copywriting, a marca terá bons posts para seu blog, por meio de conteúdos mais atrativos, que conquistam likes e compartilhamentos.

As práticas em SEO também melhoram muito, visto que esse profissional sabe quais palavras usar e como posicionar bem um site nos motores de busca. Ele ajuda a determinar, inclusive, a melhor HTML e práticas de SEO.

Muitos copywriters sabem como usar wireframes para apresentar uma representação gráfica do conteúdo, adotando um formato mais apelativo, para complementar ainda mais o material.

As estratégias de e-mail marketing melhoram significativamente, fazendo com que a empresa, como uma de manutenção preventiva e corretiva de geradores, possa manter uma lista saudável, com alto nível de interação.

No que diz respeito às redes sociais, a marca consegue nutrir e interagir melhor com seu público, aumentando as chances de vendas e aprimorando a criação de campanhas.

Só que para ter todas essas habilidades e se tornar um bom copywriter, é necessário investir em algumas práticas, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Conheça algumas dicas para atuar na área

Se você deseja trabalhar com copywriter, ou mesmo conquistar as habilidades necessárias para cuidar das estratégias do seu negócio, é necessário investir em práticas como:

Ler muito

Quanto mais uma pessoa lê, melhor ela escreve. Isso porque se torna possível aprender palavras novas, que melhoram o repertório e enriquecem o argumento.

Só que essa leitura não diz respeito apenas a anúncios e e-mail marketing, mas também livros, que ajudam a aprimorar o vocabulário.

Estudar sobre gatilhos mentais

Muitas ações do nosso cotidiano não exigem tanto raciocínio, diferentemente de quando estamos montando um registro gaveta, por exemplo. Em vista disso, é possível despertar certas ações nas pessoas quando falamos com elas na hora certa e no melhor momento.

É o que chamamos de gatilhos mentais, sendo que eles podem ser colocados no texto para enviar sinais memorizados ao subconsciente do leitor. Então, ao ler textos com gatilhos, provavelmente ele vai optar pela compra.

O copywriter precisa estudar o que faz uma pessoa tomar uma decisão e fazer uso desses argumentos. Existem muitos conteúdos e até mesmo cursos voltados para o estudo dos gatilhos mentais. Vale a pena conferir!

Aprender a usar a persuasão

O poder de persuasão está diretamente relacionado aos gatilhos mentais. Mas isso não se trata de manipular pessoas, mas, sim, de influenciá-las positivamente, oferecendo algo vantajoso, seja um produto como calandra de chapas, ou um serviço como contabilidade.

O texto deve mostrar ao público que ele tem um problema e que a marca é a opção mais indicada para ajudá-lo.

Pensar no público

O copywriter precisa conhecer bem o público para usar uma linguagem apropriada e trabalhar naquilo que interessa para ele.

O foco desse profissional é sempre a audiência que ele pretende impactar. É dessa forma que ele encontra as palavras certas, trabalhando os estímulos necessários para que o texto seja convincente.

Entender o objetivo do copy

Além de entender com qual audiência está falando, como no caso do público-alvo das empresas de usinagem, é fundamental compreender o objetivo da copy que está sendo criado.

Saiba para o que você está escrevendo, visto que um texto para convencer alguém a realizar uma ação é diferente do texto que vai no corpo de um anúncio, por exemplo.

Sabendo qual o objetivo final, o copywriter define qual é a melhor forma de se comunicar com essas pessoas.

Mostrar que é uma autoridade

É necessário posicionar a empresa detentora dos textos como uma autoridade no mercado em que atua, para isso, ela deve atuar como uma figura por trás dos conteúdos.

Assim, é possível mostrar que uma fabricante de bomba de diafragma, por exemplo, entende bem daquilo que fala, ou seja, é uma autoridade em seu segmento.

Contudo, devemos lembrar que construir autoridade não é um trabalho de curto prazo, mas que demanda tempo, dedicação e paciência até que as pessoas comecem a enxergar a marca com confiança.

Conclusão

Quem produz bons conteúdos conquista um espaço mais alto na pirâmide da web, e é exatamente por isso que existem profissionais especialmente dedicados a esse trabalho.

Mais do que oferecer conteúdo de qualidade, o copywriter tem como foco produzir textos que convertam em vendas. Ou seja, investir nesse profissional é uma maneira de aumentar seus lucros consideravelmente.

Contudo, os empreendedores que ainda não podem investir nesse trabalho conseguem desenvolver algumas habilidades, como as que citamos neste texto. Por meio delas, você pode começar a trabalhar boas estratégias e começar a moldar sua carreira na área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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