SB24Horas

Notícia na hora certa!

O que devo comprar para começar a trabalhar com festa?

Trabalhar com festas é estar inserido em um segmento encantador, super movimentado, moderno, sempre com novas tendências, dinâmico, e bastante rentável.

É possível atender vários nichos com diferentes formas de atuação, seja com chás em geral (de bebê, de revelação, de casa nova, etc), formaturas, batizados, eventos corporativos, aniversários infantis e casamentos.

Considerando todos eles, os dois últimos são os que fazem mais sucesso e também os mais procurados. De modo geral, as pessoas que procuram este tipo de serviço se preocupam mais com o resultado da festa do que com a economia.

Se você tem uma ideia, bom gosto e está considerando trabalhar com organização de festas e eventos ou até mesmo abrir seu próprio negócio especializado, continue lendo esse artigo para ver muitas informações legais que preparamos para você.

Analise o mercado

Você precisa, antes de qualquer coisa, analisar o mercado de festas e organização de eventos.

Veja quem são seus clientes, onde eles estão, qual o seu foco inicial, e qual é normalmente a demanda que existe. Pesquise também os seus possíveis concorrentes e o que eles estão oferecendo ao seu público.

Monte um plano de negócios e defina metodologias para atrair seus clientes, meios de comunicação e divulgação que você poderia adotar.

Conheça também as preferências do seu consumidor e calcule muito bem o seu capital dedicado a este investimento. Experimente fazer simulações sobre faturamento mensal e crie metas para retorno deste capital a ser investido no processo.

Ter um planejamento financeiro é essencial para começar o seu negócio, além disso, mesmo após a consolidação da sua empresa decoração de festa, você deverá estabelecer planejamentos periódicos do seu negócio.

Parece difícil, mas é na verdade muito prático. Procure ajuda e amigos, vídeos na internet e até mesmo, faça cursos e se capacite.

Invista em cursos e capacitações

Uma ótima forma de adquirir conhecimento é procurando cursos e capacitações, na área de organização e decoração de festas. Existem muitas possibilidades e vários temas que você pode procurar se aprofundar.

Uma boa ideia é procurar aperfeiçoar um conhecimento sobre design, entender como funciona o ramo industrial, em especial a de eventos.

Saiba mais sobre administração e finanças nos negócios. Esses e outros assuntos são facilmente encontrados em cursos de graduação ou profissionalizantes que podem enriquecer seu currículo e favorecer o networking e a troca de experiências ou até mesmo a captação de novos clientes.

Colete ideias

É interessante que você saiba o que está em alta no momento, quais os temas mais pedidos, quais temas são atemporais que podem ser explorados, com isso você pode montar um pequeno acervo e ter um portfólio de apresentação para seus clientes em potencial.

Caso você escolha o ramo de aniversário infantil, vamos pensar em alguns temas em alta, chás de revelação, decoração com tema youtuber, “mesversários”, esses são exemplos de festas que surgiram há cerca de 4 ou 5 anos e seguem em alta.

Além disso, é possível lembrar dos temas atemporais como decoração de aniversário de borboleta, ou de carros, ou animais da fazenda.  

Fique ligado nas novidades

Caso você esteja decidido a trabalhar com organização e decoração de festas, precisa estar sempre atento às tendências do mercado.

Mesmo em se tratando de temas mais perenes como é o caso de uma decoração de aniversário de borboleta, é importante estar em dia com os materiais mais utilizados, as dinâmicas, peças, espaços, fornecedores e tudo mais que estiver relacionado ao tema que compete ao decorador.

Estar atualizado e antenado não é uma opção, é imprescindível para se manter competitivo no seu negócio. Por ser um campo muito dinâmico e ágil, que envolve egos e gostos pessoais, quem fica para trás nas tendências também ficará para trás com a clientela. 

Use materiais de boa qualidade

Quando um cliente busca um profissional para decorar a sua festa, ele cria uma expectativa. Espera que o trabalho esteja de acordo com o seu gosto.

Além do bom gosto e de saber a melhor forma de combinar os elementos dentro de um espaço, o decorador deve se preocupar em apresentar materiais de qualidade.

Assim, caso você tenha possibilidade de abrir um ponto comercial da empresa de decoração de festas, se o empreendedor escolher trabalhar em home office, pode experimentar dedicar um cômodo para o desenvolvimento da atividade, manter um pequeno estoque ou mostruário e dedicar um espaço para as atividades administrativas empresa.

Montando uma possível recepção, o cliente que prefira negociar pessoalmente poderá atestar a qualidade do seu equipamento de trabalho.  

Tenha um acervo básico

Para te guiar e para que você tenha uma estrutura básica, listamos aqui os principais equipamentos que podem ser utilizados para criar decorações de festas:

  • Alfinetes e prendedores
  • Balões
  • Bases para criar arcos e molduras de balões
  • Caneta de quadro branco
  • Cola branca, de isopor e outros tipos
  • Pistola de cola quente
  • Compressor ou bomba de ar elétrica para encher balões – embora seja uma boa ideia fazer parcerias com empresa especializada em balões;
  • Extensões elétricas e adaptadores
  • Fitas adesivas – Transparentes, fita crepe ou dupla face de diferentes tamanhos
  • Glitters – em várias cores
  • Náilon
  • Lixas de parede e de unhas
  • Palitos de churrasco e de dente
  • Panos ou papel toalha;
  • Pincéis – para artesanato de vários tamanhos, ideal é que sejam de boa qualidade;
  • Potes – para dissolver verniz, cola ou tinta ou para dispenser de glitter e outros materiais;
  • Tesouras – duas ou três de diferentes tamanhos
  • Tintas acrílicas e tintas para tecido;
  • Tubos para sustentação para arco de balões
  • Verniz – à base de água;

Esta pode ser uma base para começar. Pode além disso, escolher, como mencionamos aqui, alguns materiais em temas atemporais e bem abrangentes que são sempre procurados como decoração de aniversário de borboleta, por exemplo e adiantar guardanapos personalizados, pratinhos, pinos, balões para moldar, apoios de bolo, petisco e docinhos em papeizinhos de borboleta ou algum outro tema de sua preferência. Tenha certeza que com esta base, você já terá muito do que precisará sempre. 

Ofereça sempre mais do que o cliente espera

Lembre-se sempre que estiver trabalhando em uma atividade de decoração de ter empatia e se colocar no lugar do cliente.

Pense em formas de surpreende-lo ir além das suas expectativas. Muitas vezes, não estará apenas preparando uma decoração, mas participando da realização de um sonho e um momento em que ele lembrará para o resto da vida.

É importante proporcionar ao cliente mais do que ele espera receber. Surpreender positivamente é sempre a melhor escolha.

Conclusão

Gostou das dicas e informações que preparamos para você? Temos certeza que você terá muito sucesso se agregar as notas que pontuamos aqui no seu dia a dia de decoração de festas.

Esperamos que se você se sinta preparado para ser referência no ramo e que possa seguir de maneira organizada e sempre com uma boa estratégia.

Desejamos muito sucesso e acompanhe mais artigos que preparamos para adquirir mais conhecimentos como este. Se gostou, compartilhe com amigos e parceiros. Até mais!

Leia mais na página inicial do Portal SB24Horas.