7 de outubro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

O papel dos antioxidantes na prevenção do envelhecimento

(crédito: divulgação istock)

Compartilhe essa notícia!

Os antioxidantes são essenciais para todos aqueles que querem combater os efeitos do envelhecimento na pele

 

À medida que envelhecemos, nossa pele se torna mais fina e seca, e é natural que nosso rosto perca um pouco do seu brilho natural, revelando rugas e linhas de expressão. De fato, cada pele é única em termos de envelhecimento, devido à herança étnica e aos genes de cada um, sendo algo que não podemos controlar. Mas há algo que possamos controlar? A resposta é sim.

 

Você já deve ter ouvido falar em antioxidantes. Eles aparecem com frequência na lista de propriedades de muitos cosméticos que dizem retardar o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento e também manter a pele com uma boa tez por mais tempo. Você sabe o que eles são?

 

O que são antioxidantes?

Antioxidantes são substâncias que neutralizam os efeitos dos radicais livres, responsáveis, entre outras coisas, pelo envelhecimento celular. Em resumo, eles são capazes de reduzir a inflamação das células, suavizando manchas e rugas e protegendo contra o envelhecimento da pele. Os antioxidantes podem ter origem natural (vitaminas A, C e E, por exemplo) ou sintética.

 

Causas do envelhecimento 

Há duas causas principais para o envelhecimento da pele: fatores intrínsecos e extrínsecos.

Os fatores intrínsecos são internos e, em geral, inevitáveis: genética, alterações hormonais e desaceleração do metabolismo.

 

Os fatores extrínsecos dizem respeito às agressões ambientais a que nossa pele é exposta diariamente, como poluição do ar ou raios ultravioleta, que são responsáveis em grande parte pelo envelhecimento, mas também fatores ligados ao nosso estilo de vida, como má alimentação, tabagismo e álcool. Esses fatores provocam o envelhecimento precoce da pele, causando a produção de radicais livres e o estresse oxidativo.

 

Os antioxidantes têm a capacidade de doar elétrons, com os quais os elétrons não reparados dos radicais livres podem se associar para estabilizar essas moléculas. Assim, quando uma molécula antioxidante tem como alvo um radical livre, ela o neutraliza, interrompendo assim a reação em cadeia.

O estresse oxidativo acontece quando a produção de radicais livres excede a capacidade de defesa das células. É nesse momento que a pele é atacada.

 

Papel dos antioxidantes

Os antioxidantes são essenciais para todos aqueles que querem combater os efeitos do envelhecimento na pele, e podem ser complementados por suplementos, como a coenzima Q10. Os benefícios vão desde evitar a formação de rugas e linhas finas, manter a rigidez da pele, limitar o aparecimento de manchas marrons e até prevenir o câncer de pele.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!