Olhar Feminino Variedades 

O corpo do verão: saiba os principais passos para se alcançar

O verão acaba de chegar e é normal que o corpo fique mais a mostra. Com essa tendência também cresce a insegurança de pessoas que estão com alguns quilos a mais e ainda apresentam pequenas marcas, manchas e flacidez na pele. Para quem quer iniciar desde hoje uma perda de peso efetiva e saudável, o médico nutrólogo Lucas Penchel aponta os principais hábitos e rotinas que devem ser adotados durante esse processo.

Antes de se falar em dicas para o alcance do corpo ideal, é preciso deixar claro, que a preparação para o verão é algo que deve começar ao menos um ano antes da estação, com isso, não é correto acreditar que em um mês é possível obter resultados milagrosos. “No entanto, caso uma pessoa comece a mudar o seu estilo de vida e opte por costumes benéficos e sadios a partir de agora, ela dará início a um percurso que irá proporcionar efeitos bastante positivos no próximo verão”, ressalta o médico nutrólogo.

Tendo em vista este contexto, o primeiro ponto a ser considerado para uma perda de peso adequada e equilibrada é a reeducação alimentar. Nesse âmbito é indicada a realização de seis refeições diárias, com intervalos de no máximo três horas. As pessoas devem dar preferência a pratos coloridos e variados, e a uma dieta composta por alimentos termogênicos (canela, pimenta e gengibre); fibrosos (abóbora, feijão, batata-doce,) e integrais (aveia, massa, arroz, pão). “Ainda lembro que no campo alimentar, não é necessário que se introduza mudanças drásticas, pois, algumas pequenas medidas como a redução do consumo de alimentos açucarados, carboidratos e processados; a ingestão de em média um litro e meio de água por dia; e noites de sono que durem entre 7 a 8 horas diárias, já podem trazer benefícios gradativos ao corpo”, adverte.

Já para proteger a pele ao longo do verão, o nutrólogo orienta o uso do protetor solar e o consumo de alimentos ricos em carotenoides como os legumes e frutas de tom laranja (laranja, manga, cenoura, mamão, abóbora, dentre outros). “Estes alimentos possuem grande ação antioxidante e protetora contra os raios ultravioletas”, afirma.

Segundo Lucas Penchel, um hábito que causa impacto profundo na perda de peso é a prática de exercícios físicos, pois, além de propiciar a queima de calorias, também contribui para o aumento da endorfina no corpo e promove a sensação de bem-estar. Sendo assim, o médico recomenda que as pessoas separem ao menos uma hora de seu dia para os treinamentos. “Atualmente, dispomos de muito pouco tempo para desempenhar uma infinidade de funções que fazem parte de nossas rotinas aceleradas, por isso, é preciso que façamos a escolha por atividades que sejam prazerosas, pois, do contrário, é mais provável que ocorra o abandono do exercício físico, em poucos dias. Existem diversas práticas esportivas e recreativas que podem ser adotadas, dentre elas estão o pilates, natação, ciclismo, CrossFit, basquete, futebol, corrida, lutas e danças. Vários exercícios ainda podem ser praticados em casa, por meio de videoaulas e aplicativos. Com tantas opções, as pessoas só precisam escolher a atividade que mais lhe dê impulso para continuar a se movimentar”, comenta.

Para complementar a preparação do corpo para a estação do calor, a biomédica da clínica Penchel, Luísa Pena, também cita alguns dos principais tratamentos estéticos que podem amenizar a aparência de celulites e contribuir para a remoção de gorduras localizadas e manchas. “A realização da esfoliação corporal uma vez por semana é uma ótima opção para o estímulo da circulação sanguínea e a eliminação de toxinas. Dessa forma, este processo pode combater a celulite, gordura localizada e oleosidade, assim como reduzir manchas, marcas e rugas.  Outros procedimentos que podem ajudar na redução de medidas e tratar a flacidez são as sessões de introdermoterapia, bioplastia, criofrequência. Já para a redução de manchas e marcas na pele podem ser indicadas sessões de microagulhamento e lasers”, aponta.

Luísa Pena ainda destaca que o Procedimento Estético Injetável para Microvasos (PEIM) também se mostra como uma boa alternativa para a conservação da beleza das pernas, pois, o tratamento diminui e pode extinguir aqueles famosos vasinhos que aparecem e prejudicam a estética feminina. Por fim, a biomédica expõe que a depilação a laser pode ser uma relevante aliada na redução de pelos e suavização de manchas em áreas de menor exposição no corpo.

Em resumo, o médico nutrólogo Lucas Penchel afirma que assim como no verão, os cuidados com o corpo devem ocorrer todos os dias, não somente por meio de uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e visitas regulares ao médico, mas também pela manutenção de momentos de lazer entre amigos e familiares, pois, são essenciais à saúde.

 

Dr. Lucas Penchel – CRM 56.625

– Graduado em medicina pela UNIFENAS – BH;

– Diretor técnico da Clínica Penchel;

– Nutrição – Faculdade Universo;

– Mestrando em Biotecnologia da Saúde.

 

Luiza Ferreira Pena

– Biomédica graduada e pós-graduada pela Universidade FUMEC

– Mestranda em Ciências da Saúde pela IUNIR

– Professora da pós-graduação em Estética Avançada da Universidade FUMEC

 

Imagem internet

Comentários

Leia também...