O Núcleo de Especialidades de Americana realizou nesta terça-feira (7) o evento “Café sem açúcar”, com pacientes diabéticos que são acompanhados pela unidade de saúde. O objetivo foi orientá-los, por meio de palestras, sobre os cuidados em relação à doença, para manter o controle e evitar complicações.
As palestras foram ministradas pela enfermeira Cibele Marques, o nutricionista Lucas Reckia e o educador físico Thiago Volpi Braz. O encontro com os pacientes ocorreu em um espaço aberto do Centro Espírita Amor e Caridade – Lar Escola Monteiro Lobato.
Os profissionais abordaram diversas questões sobre o tema, como o pé diabético, controle da glicemia e informações gerais sobre a doença. O evento teve o apoio das empresas Urgo Medical – Healing People e Max Medical.
“Foi um momento bastante proveitoso, em que houve uma troca de conhecimentos entre os pacientes e os profissionais. Isso ajuda muito no processo de tratamento e, principalmente, na prevenção às complicações pela doença, porque os pacientes receberam orientações fundamentais para o dia a dia”, destaca a enfermeira Valeska Dalanezi.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
Texto e fotos por Amauri de Souza (MTb 27.493)
VEJA TAMBÉM
Sinfônica de Piracicaba apresenta concerto Uma Noite no Cinema
FLAAM leva ao Botânico 4,7 mil amantes da literatura e da arte
Corrida e Caminhada Pernas da Alegria espera público de 6 mil em Americana (SP)