24Horas RMC 

Novos Ecopontos são referência regional

noticias_fotos_exibeApós limpeza, reorganização e instalação de um novo sistema de segurança e gerenciamento dos resíduos descartados, os ecopontos dos bairros Planalto do Sol e Parque Olaria voltaram a funcionar nesta segunda-feira (20). A atenção e remodelação das unidades é uma das diretrizes da Administração Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. Desde o início do ano, a Prefeitura estabeleceu uma força-tarefa para a execução de vários serviços, envolvendo o trabalho de máquinas e servidores de vários setores e de empresas contratadas pela Prefeitura.

 

Os novos ecopontos funcionam todos os dias, das 6 às 18 horas, com paralisação no atendimento dos servidores entre 11 e 12h30. As unidades contam com 12 caçambas espalhadas em um terreno devidamente cascalhado, cercado, iluminado e monitorado por vigias que atuam nas guaritas construídas. Consta no processo de recebimento dos resíduos um cadastro do munícipe que utilizará o ecoponto, limitando em um metro cúbico por pessoa a quantidade a ser descartada.

 

O secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, explica que o novo modelo de gestão dos ecopontos é algo inédito para o município. “Os novos ecopontos mostram a cara da nova Administração. Há uma grande responsabilidade do governo nas questões do Meio Ambiente”, disse. “É algo visível. Quem utilizar o local poderá verificar essa situação. É um novo modelo de gestão para o local, algo que nunca houve em nossa cidade”, acrescentou.

 

O ecoponto do Nova Conquista será o próximo a ser entregue pela Prefeitura. O local passa pela etapa final de intervenções, com a realização de serviços de cascalhamento, instalação de plataformas para a colocação de caçambas, entre outros. Já a unidade do Gerivá será fechada a partir desta segunda-feira para o início da remodelação do local. “Queremos entregar as unidades o mais rápido possível. E pedimos, desde já, que a população saiba utilizar o local de maneira adequada. Ecoponto não é lixão”, finalizou Piovezan.

 

Para o prefeito Denis Andia, os novos Ecopontos servirão de referência para a região. “Devolvemos à população barbarense mais do que Ecopontos, devolvemos um modelo de qualidade para toda a região no que diz respeito ao acolhimento de resíduos sólidos. A situação em que recebemos era caótica e triste. Com a entrega dos demais Ecopontos nos próximos dias, devemos iniciar a segunda etapa dos nossos planos. Varrer a cidade e intensificar as autuações para os descartes irregulares. Santa Bárbara vai vencer essa batalha”, afirmou o prefeito.

 

 

Fonte: Prefeitura SBO

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta