Santa Bárbara d´Oeste 

Novo Centro de Especialidades tem aumento de 50% no número de atendimentos


A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste realizou 13.319 atendimentos no mês de janeiro no novo Centro Médico de Especialidades. Comparado ao mesmo mês de 2015, em que foram realizados 8.831 atendimentos, houve um aumento de 50,8 %. O número de atendimentos no Centro de Especialidades no primeiro mês do ano também superou a média mensal de atendimentos de 2015, de 9.384 (aumento de 41,9%). Dentre os atendimentos contabilizados estão consultas, farmácias central e de alto custo, exames, agendamento de transporte, entre outros.

 

O novo Centro Médico de Especialidades tem mais salas para os médicos e profissionais de saúde atenderem a população. São consultórios de diversas especialidades, como por exemplo oftalmologia, otorrinolaringologia, consultório de estomia com sanitário, uma sala para acupuntura com duas macas, uma sala de nutricionista, salas para exames de espirometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultrassonografia, farmácia de alto custo, sala de procedimentos, triagem, esterilização, procedimentos e emergência e sala de curativos.

 

O fluxo de atendimento é mais organizado e eficaz, o que resulta em agilidade. O paciente do Centro Médico de Especialidades é recepcionado, direcionado pelos controladores de fluxo, passam por pré-consulta, triagem, acolhimento, agendamento de transporte ou farmácia. No caso de consulta, o paciente é direcionado a um novo ambiente onde localizam-se as salas de diversas especialidades.  Após passar por consulta, o paciente é direcionado ao pós-consulta no qual ele recebe orientações de como prosseguir seu atendimento. Outro grande diferencial é que o paciente passa pelos processos de atendimento com dignidade, respeito e conforto. Os ambientes são climatizados, bem iluminados e as cadeiras são confortáveis.

 

A nova infraestrutura e os novos serviços do Centro Médico de Especialidades contribuíram para tornar o atendimento mais ágil e eficaz. De acordo com o coordenador do Centro Médico de Especialidades, Marcus Pensuti, o aumento se deve a diversos fatores. “Novos exames passaram a ser oferecidos na área de oftalmologia, como o Mapeamento de Retina, Campo Visual e Ultrassonografia de Olho. Há também o serviço de fonoaudiologia especializada que antes não era oferecido. A informatização do atendimento e reorganização das agendas médicas possibilitaram um aumento relativo no número de consultas e exames, como a Biópsia de Próstata e Ecocardiograma”, declarou o coordenador.

 

 

Para atender a população com qualidade, mais médicos foram contratados. De 118 médicos, Santa Bárbara passou a contar com 145. O Programa Saúde da Família foi implantado. O Núcleo de Prevenção da Área da Saúde passou a contar com novo espaço de Atenção Psicossocial, reduzindo em 75% as internações neste segmento.

 

Além disso, toda a frota da Saúde foi renovada. A nova frota é composta por 10 ambulâncias, sendo duas UTI grande; oito vans para transporte de passageiros, com capacidade para 15 lugares, três delas adaptadas para pessoas com necessidades especiais; duas minivans; dois furgões; um caminhão 3/4 para manutenção e três veículos leves para serviços gerais. O investimento é de R$ 2,5 milhões, por meio de financiamento junto a Agência Desenvolve SP, órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, na linha econômica verde – município, convênio este aprovado pela Câmara Municipal.

 

Novo Centro Médico de Especialidades

 

Inaugurado em dezembro de 2015 pelo prefeito Denis Andia, o novo Centro Médico de Especialidades abrange uma área de 1.557 metros quadrados de área construída, 1.181 metros quadrados com consultórios e salas. Além disso, o prédio abriga 376 metros quadrados de área administrativa, com setores como RH, financeiro, faturamento, planejamento, regulação e coordenação, além de sanitários adaptados, estacionamento para deficientes e setor de transportes.

 

O Centro Médico de Especialidades “Dr. Domingos Finamore” fica localizado à Rua Graça Martins, 45 (esquina com a Rua Inácio Antonio), no Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h30.

 

 

Comentários

Leia também...