Novembro Azul: agentes comunitários realizam ações nos semáforos


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as atividades do movimento Novembro Azul. Durante essa semana, os agentes comunitários de saúde do PSF (Programa Saúde da Família) realizam o “Pedágio da Saúde” com orientações e entrega de material informativo sobre câncer de próstata em pontos específicos da cidade.

A iniciativa consiste na orientação nos semáforos, em regiões próximas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) “Dr. Felício Fernandes Nogueira”, no Mollon, “Amália Salvador Dal’Bello, no São Fernando, “Paulo Pereira Fonseca”, no Cruzeiro do Sul e Centro de Saúde “Dr. Jéber Juabre”, na Vila Linópolis – unidades que contam com o Programa Saúde da Família no Município. A ação prossegue até esta sexta-feira (20).

A coordenadora do NES (Núcleo de Educação em Saúde), Joceane Moura Ribeiro, explicou que a iniciativa consiste também na recomendação de hábitos de vida mais saudáveis e a importância da prevenção por meio de medidas simples, como a realização dos exames preventivos. “Essa ação é importante porque reforça a atenção que o público masculino deve ter com a saúde no dia a dia, adotando hábitos mais saudáveis, como a prática de alguma atividade física, alimentação balanceada, e moderação com bebidas alcoólicas. Essas ações auxiliam na prevenção de qualquer doença”, comentou.

Durante todo o mês, a população conta com diversos serviços relacionados à saúde do homem, com acolhimento, palestras, orientações em grupo e individuais, entre outras ações educativas. Além do foco principal da campanha, que é a prevenção do câncer de próstata, são abordados vários temas relacionados à saúde do homem, como prevenção dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, orientações para hábitos saudáveis, alimentação, atividade física, hipertensão arterial, diabetes, entre outras. Os serviços são oferecidos nas UBSs e no Centro de Especialidades Médicas, que receberam decoração especial nos murais e cartazes e materiais informativos sobre o tema.

Dia D

No sábado (21), será promovido o “Dia D” do movimento Novembro Azul em Santa Bárbara. Aberto à população, o evento será realizado das 9 às 12 horas, no Centro Médico de Especialidades, na Rua Prudente de Moraes, 231, no Centro. A ação contará com bate papo com médicos especialistas, orientações sobre alimentação saudável, tabagismo, câncer bucal e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), entre outros assuntos, aferição de pressão arterial, sessões de massagem e cortes de cabelo (exclusivo para os homens).

Fotos: Marcel Carloni

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas