Nova turma do ‘Respire Saúde’ começa nesta terça-feira em Nova Odessa


Projeto da Secretaria de Saúde incentiva as pessoas a pararem de fumar

 

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa inicia nesta terça-feira, dia 23, mais uma edição do projeto Respire Saúde, iniciativa que incentiva o combate ao tabagismo, auxiliando quem quer parar de fumar. Pessoas interessadas em deixar o vício podem participar do programa, que tem duração de aproximadamente dois meses e é realizado gratuitamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos jardins São Jorge e São Manoel.

 

Diretora de Saúde Básica de Nova Odessa, Glaucia Blumer Paulon, afirmou que terão início, esta semana, duas turmas. “Às 9h, começa a turma da UBS 2, no São Jorge. À tarde, às 14h, o projeto é realizado na UBS 3, no São Manoel”, explicou.

 

Segundo ela, os encontros acontecem sempre às terças-feiras. “Este é um projeto muito importante para todos. Estamos iniciando estas duas turmas e, em setembro, já teremos mais uma edição”, explicou a diretora, ressaltando que a expectativa é a criação de um grupo noturno.

 

Em sua sexta edição, cerca de 225 pessoas já participaram do programa e aproximadamente 60% conseguiram parar de fumar. Nesse programa, são atendidas pessoas com problemas de tabagismo, que participam de reuniões motivacionais. Nos encontros são aplicados questionários para avaliar o nível de dependência e é feita medição da pressão arterial. Os participantes também assistem palestra sobre o tema e passam por consultas médicas e odontológicas, além do tratamento com reuniões terapêuticas.

 

Os pacientes que participam do programa Respire Saúde também recebem medicação oferecida gratuitamente pela Secretaria de Saúde, avaliação de abstinência com psicólogo e avaliação para alta. Os pacientes são assistidos por uma equipe de profissionais capacitados e especializados, entre eles dentista, médicos, psicólogo, enfermeira e farmacêutica.

 

O tabagismo pode desencadear uma série de doenças que podem levar a morte como câncer de pulmão, infertilidade, infarto, AVC, e entre outras. Nas mulheres, o tabagismo pode desencadear além destas, o câncer de mama, mais cólicas pré-menstruais, menopausa precoce e osteoporose. Segundo os especialistas, de todos os indivíduos que fumam metade morre em decorrência do vício.

 

Os interessados em participar do projeto “Respire Saúde” devem comparecer na recepção da UBS mais próxima de sua residência com documento de identidade (RG) e comprovante de endereço.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas