Nova Odessa: Urologista dá orientações sobre como prevenir o Câncer de Próstata nesta 3ª feira

Considerado o “câncer da terceira idade”, no Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens. Para ajudar na prevenção, a Prefeitura de Nova Odessa aderiu à campanha Novembro Azul e realiza, neste mês, diversas ações para conscientizar o público masculino sobre a importância de cuidar da saúde, entre elas, a palestra gratuita com o médico urologista José Lourenço Jorge Alvarenga que acontece amanhã, no Clube da Melhor Idade, às 15h.

“O Dr. Lourenço é um médico especialista no assunto e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Urologia, além de dar dicas de como prevenir a doença, ele também vai falar sobre o tabu que envolve o tema e do preconceito que ainda existe e muito nos dias de hoje”, comentou o chefe de Enfermagem do Hospital e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia, enfermeiro André Roberto de Barros.

A próstata é um órgão pequeno que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata tem a forma de maçã e envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

O Instituto alerta que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Alguns tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

O INCA estima que, neste ano, 68.000 novos casos sejam diagnosticados. Em Nova Odessa, a Secretaria de Saúde faz o acompanhamento, em média, de 30 casos.

A palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata será no Clube da Melhor Idade que fica na Rua Heitor Penteado, 199, no Centro. Além das orientações, haverá um café para os participantes, a partir das 15h.

PREVENÇÃO – Homens com idade a partir dos 40 anos, que tenham casos de câncer de próstata na família, ou a partir dos 50 anos caso não tenham devem fazer o exame PSA (Antígeno Prostático Específico) anualmente. O exame é rápido e simples, pois consiste apenas na coleta de sangue.

“Homens mais jovens, que apresentem sintomas ou se o médico detectar alguma anormalidade no exame de rotina também devem realizar o procedimento pelo menos uma vez por ano”, orienta o chefe de Enfermagem do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia.

O exame é totalmente gratuito e pode ser solicitado em qualquer uma das cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Rede de Atenção Básica Preventiva. O município não possui demanda reprimida, ou seja, não há filas de espera.

Confira os endereços:

UBS 1: Avenida Carlos Botelho, 3 – Centro
UBS 2: Rua São Paulo, 65 – Jardim São Jorge
UBS 3: Rua Sigesmundo Anderman, 731 – Jardim São Manoel
UBS 4: Rua 6, 65 – Jardim São Francisco
UBS 5: Rua Jequitibás, 355 – Jardim Alvorada

Ricardo Gonçalves

Comentários

Notícias relacionadas