Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Nova Odessa registra na última semana 134 pacientes curados da Covid-19

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Nova Odessa informou na sexta-feira (26/03) que, nos últimos sete dias, 134 pacientes foram curados da Covid-19 no município. Em relação aos últimos 13 meses o total de curados que testaram positivo para o novo coronavírus atingiu a marca de 2.590 pessoas. O número representa 86,88% do total de pessoas infectadas pelo vírus, que hoje soma 2.981 moradores.

Até o momento, foram contabilizadas oficialmente 9.019 notificações de suspeitas de Covid-19 em Nova Odessa, das quais 4.115 tiveram resultados negativos para o novo vírus. No mesmo período de uma semana (de 20 a 26 de março), no entanto, a cidade teve 157 novos casos positivos – o que comprova a aceleração da pandemia nas últimas semanas não só na cidade, mas como em todo o Estado de São Paulo.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica informou ainda que o número de internações de novaodessenses na sexta-feira seguia em 43 pessoas, sendo 20 pacientes assistidos pela equipe da UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, 11 na nova ala respiratória exclusiva para Covid-109 no Hospital e Maternidade de Nova Odessa, e outros 22 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais de referência públicos ou de hospitais privados da região.

Não foram confirmados, pelos órgãos de Vigilância Epidemiológica do Estado, novos óbitos de moradores pela doença nas últimas 24 horas. Assim, permanecem registradas, até o momento, 99 mortes por Covid-19 em Nova Odessa (a mais recente ocorrida no último dia 15 de março). No entanto, existe um “atraso” entre a data do óbito e sua confirmação, em virtude do tempo de realização dos exames comprobatórios pelo Instituto Adolfo Lutz.

Em função do agravamento da pandemia na região e no Estado como um todo, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa destaca a importância do uso contínuo de máscaras, da higienização constante das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel a 70% e do distanciamento social, como formas de combater a disseminação do novo coronavírus.

 

MAIS LEITOS

 

Com o agravamento da pandemia de Covid-19 em todo o Brasil, em especial na RMC (Região Metropolitana de Campinas), o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, determinou na terça-feira (23/03) a criação de mais 16 leitos de baixa complexidade na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada. Com mais esse reforço, Nova Odessa passará a contar com 47 leitos para atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus, sendo 36 na UR e mais 11 na ala respiratória do Hospital e Maternidade Municipal, inaugurada na última sexta-feira (19/03).

Para aumentar a oferta de vagas na UR, foram instaladas na terça-feira (23/03) duas tendas no estacionamento da unidade, cada uma com 100 m² de área útil. As tendas abrigarão a nova recepção e o setor de triagem. “Com as tendas, vamos abrir mais espaço dentro das salas da UR. Com isso, implantaremos mais 10 leitos em camas e seis em poltronas, todos para pacientes de baixa complexidade”, explicou o secretário municipal de Saúde, o médico Nivaldo Luís Rodrigues.

Os novos leitos são considerados de baixa complexidade, mas todos terão capacidade de oxigenação dos pacientes – tanto pela nova rede de oxigênio instalada no local quanto através de cilindros. Os 16 novos leitos serão montados apenas com a relocação de móveis hospitalares, equipamentos e equipes da própria Rede Municipal de Saúde.