Nova Odessa prossegue com arrastão e bloqueios químicos para combater a dengue

A Prefeitura de Nova Odessa, através da Vigilância em Saúde, dá continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da Chikungunya e realiza neste sábado, dia 07 de março, a partir das 8h, mais uma edição do arrastão. Dessa vez, moradores dos bairros Bosque dos Eucaliptos, Campo Belo, Chácaras Ceci, Guarapari e Chácara Central receberão a visita dos agentes, que farão orientação e também coleta de possíveis criadouros do mosquito. O dia será também de bloqueios químicos no Residencial dos Jequitibás e Jardim Monte das Oliveiras.

Durante o arrastão, a equipe do mutirão – que conta com cerca de 20 pessoas – percorre os imóveis orientando moradores sobre os cuidados para evitar a doença e também em busca de possíveis criadouros.

Diretor da Vigilância em Saúde, Manuel Messias de Oliveira lembra que as ações têm sido intensificadas na cidade e que é preciso colaboração da população. Segundo ele, todo cuidado é pouco já que o mosquito utiliza os mais diversos locais para se reproduzir. “Os cuidados vão além de manter caixas d’água tampadas, não acumular pneus ou substituir a água dos vasos por areia. Qualquer lugar que possa acumular água parada, seja uma simples tampinha jogada no chão, pode ser usado como criadouro do mosquito. Estamos atentos e contamos com a colaboração de todos mais uma vez”, afirmou.

Desde o início dos mutirões contra o Aedes aegypti já foram recolhidos 270m³ de possíveis criadouros do mosquito e visitados 19.557 imóveis. Entre 1º de janeiro e 04 de março de 2015 foram registrados 36 casos positivos de dengue, com 251 notificações.

 

BLOQUEIO – Além dos mutirões, a Vigilância em Saúde, realizará também neste sábado mais uma edição do bloqueio químico. Encarregado da Vigilância Ambiental, Leôncio Neves Ferreira afirmou que as equipes percorrerão o Residencial dos Jequitibás e Monte das Oliveiras. Segundo ele, já foi feita esta semana a distribuição de panfletos informando os moradores sobre a ação.

 

MAIS AÇÕES – E os arrastões contra o mosquito transmissor da dengue Chikungunya nos bairros continuam. A próxima ação ocorre sábado (14/03) no Vale dos Lírios, Pinheiros e Recanto Solar.

Comentários

Notícias relacionadas