Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Nova Odessa: Oscip ensina jovens a empreenderem com responsabilidade socioambiental


Se montar o próprio negócio já é muito interessante, na opinião de grande parcela da juventude conectada, executar os próprios trabalhos com responsabilidade socioambiental tem se mostrado ainda mais atrativo, quando os jovens pensam na sustentabilidade de seus projetos profissionais.

Refletindo a maior crise hídrica da história do Estado de São Paulo e a grave situação econômica em todo o país, o Instituto de Educação e Meio Ambiente (IEMA) desenvolveu um curso de orientação profissional para adolescentes e jovens de uma cidade do interior paulista, voltado à conservação da água.

“O projeto se caracteriza por envolver a juventude do bairo Jardim São Jorge, em Nova Odessa, para que ela apresente soluções empreendedoras após analisar a crise hídrica do Sistema Cantareira, que impacta diretamente a cidade. Para isso, as ferramentas utilizadas durante o curso serão: aulas de leitura e produção de texto para fixar o conhecimento sobre a temática abordada; palestras informativas; elaboração e execução de projetos a partir de problemas diagnosticados no bairro. Acreditamos que, somente dessa forma, entraremos efetivamente na manutenção do cuidado com a água: criando profissões que cuidem dela”, informou a professora do curso e presidente do IEMA, Ana Lúcia Maestrello de Micheli.

O Curso de Empreendedorismo Socioambiental será realizado pela organização socioambiental novaodessense em parceria com a Paróquia São Jorge, que cederá gratuitamente o espaço e equipamentos audiovisuais para a realização das aulas, que serão ministradas todas as quintas-feiras, das 19h às 21h, até o final de setembro deste ano.

O público-alvo do projeto são estudantes de 13 a 17 anos, moradores de uma das regiões que mais consomem água no município, segundo a Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa (Coden). Os alunos do curso foram escolhidos por sorteio, devido a grande procura pelas 50 vagas disponibilizadas.

Fundado no início de 2014, o Instituto de Educação e Meio Ambiente é certificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), pelo Ministério da Justiça, e tem como objetivo promover as responsabilidades educultural e socioambiental por meio de sua causa, que é socializar o conhecimento para atender o interesse público; além de ser pioneiro na busca por novidades e tendências para uma melhor Gestão de Projetos e Comunicação no Terceiro Setor. A entidade é patrocinada pela Michibel Indústria e Comércio de Móveis Ltda.

 

Comentários

Dennis Moraes