Nova Odessa: Meio Ambiente planta mudas em calçada e recupera área de descarte irregular


Administração plantou 27 mudas de Oitis em trecho da Avenida São Gonçalo que era usado para despejo de lixo e entulhos

 

 

A Diretoria de Fiscalização e Licenciamento Ambiental de Nova Odessa realizou esta semana o plantio de 27 mudas de Oiti na calçada de um trecho da Avenida São Gonçalo que era usado irregularmente para o descarte de lixo e entulhos. A área, particular, foi recuperada recentemente pela proprietária e a Administração realizou o plantio.

 

Este trecho vivia tomado pelo lixo e, por mais que limpássemos passava pouco tempo e estava novamente tomado pelo entulho”, lembra a diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Aryhane Massita.

 

Segundo ela, recentemente a proprietária do terreno decidiu fazer o calçamento e a Administração aproveitou então para fazer o plantio das mudas. “Estamos muito felizes em ver a área agora, que está limpa, revitalizada e com as mudas”, disse.

 

Aryhane afirmou que a Diretoria realiza constantemente fiscalização nessa e em outras áreas da cidade para coibir o despejo irregular de inservíveis e ressaltou que Nova Odessa possui locais próprios para o descarte. “Contamos com um Ecoponto e também com os LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e pedimos para que a população utilize estes espaços e nos ajude a manter a cidade limpa”, disse.

 

 

LEGISLAÇÃO – Em 18 de setembro de 2014 entrou em vigor a lei municipal 2.883/2014, que declarou como proibido o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo em Nova Odessa em área inapropriada. A multa para quem for flagrado descartando materiais varia de R$ 500 a R$ 5 mil.

 

A população pode descartar os resíduos no EcoPonto do Jardim Monte das Oliveiras e recebe materiais recicláveis, entulho de construção civil (até 1m³ por pessoa), madeiras e móveis usados, restos de poda, óleo de cozinha embalado em garrafa PET, roupas usadas, aparelho eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa). O Ecoponto funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio, no Jardim Monte das Oliveiras.

Nova Odessa conta ainda com os LEVs (Locais de Entrega Voluntária), que recebem apenas materiais recicláveis. Eles estão instalados no Parque Izidoro Bordon (Rua João Bolzan, 475, Mathilde Berzin), Bosque Manoel Jorge (Rua 15 de novembro, s/n, Jardim Santa Rosa) e Rua Manaus, s/n, Jardim São Jorge e funcionam 24 horas.

 

Nenhum dos espaços recebe resíduos orgânicos, perigosos, industriais, hospitalares e farmacêuticos, animais mortos, lâmpadas fluorescentes e nem pilhas e baterias.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas