Nova Odessa: Hiperdia: Saúde informa sobre atividades do grupo de diabéticos e hipertensos

Com a proposta de fortalecer as atividades voltadas ao Grupo Hiperdia, que reúne pessoas hipertensas e diabéticas, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa e a Organização Social ICV – Instituto de Ciências da Vida, informam sobre o cronograma de atividades do mês de outubro.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da Atenção Básica de Nova Odessa, Flávia Beatriz Borba Campelo da Silva, cada UBS (Unidade Básica de Saúde) contará com a retomada dos grupos de diabéticos e hipertensos, oferecendo novas atividades. “Ao dar entrada na rede básica de saúde, o paciente diabético e hipertenso recebe todo o atendimento e, inclusive, é orientado a participar do grupo Hiperdia. O objetivo é auxiliar este paciente, por meio de orientações, a controlar seus níveis glicêmicos e da pressão arterial”, explicou.

As atividades do grupo Hiperdia têm início nesta sexta-feira (03/10), a partir das 8h, na UBS 5. Na ocasião, haverá um café da manhã para os participantes, como também uma roda de conversa com enfermeiras, dentistas e fisioterapeuta, com os temas hipertensão, diabetes e saúde bucal. Haverá ainda testes de caminhada e glicemia e aferição de pressão arterial. A UBS 5 está localizada na Rua Jequitibás, 355, Jardim Alvorada.

No dia 17 de outubro, às 8h, é a vez da UBS 3 contar com as mesmas atividades. A unidade está localizada na Rua Sigesmundo Andermman, 731, Jardim São Manoel. E, finalizando os encontros de outubro do grupo Hiperdia, a UBS 4, situada na Rua 6, 65, Jardim São Francisco, recebe as atividades no dia 24, às 8h.

Segundo Flávia, embora as palestras e testes sejam direcionados às pessoas diabéticas e hipertensas, qualquer um pode participar dos encontros, independente do bairro que pertence. “Trata-se de um momento em que serão trazidas informações e orientações sobre essas enfermidades. Qualquer pessoa pode participar e, inclusive, se tornar um multiplicador. Durante as ações vamos distribuir panfletos informativos e planilhas de acompanhamento da evolução do teste de caminhada”, ressaltou.

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa

Comentários

Notícias relacionadas