Nova Odessa: 2ª Semana de Saúde Bucal: Problema de saúde pública mundial será abordado em palestra

De 20 a 24 de outubro acontece a 2ª Semana de Saúde Bucal de Nova Odessa. Um dos principais temas a serem abordados é o traumatismo dentário – que é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) um problema de saúde pública mundial. A palestra está programada pra o dia 22, às 9h, e será ministrada pela professora Adriana Soares, mestre, doutora e livre docente em Clínica Odontológica.

De acordo com um estudo da Universidade Federal da Paraíba, traumas dentários podem, direta ou indiretamente, influenciar a vida das pessoas, afetando sua aparência, fonação e posição dos dentes, reforçando a afirmação de que traumatismos crânio-dental podem causar problemas funcionais, estéticos, psicológicos e sociais.

Dentre essas questões, a palestrante também pretende abordar a conduta adequada e imediata dos profissionais de Saúde Bucal que deve estar associada a um longo acompanhamento do caso. Adriana considera que desta forma o tratamento contribuirá para um prognóstico favorável do dente traumatizado.

“A severidade dessas lesões traumáticas podem variar, desde uma simples fratura de esmalte, até danos mais sérios, como a perda dos dentes. É extremamente importante e prudente educar o público, principalmente os indivíduos que estão presentes no local do acidente quanto a melhor conduta a ser tomada quando se depararem com uma situação de traumatismo dental”, adiantou a palestrante.

“O traumatismo dentário acomete as diversas faixas etárias e, principalmente, as crianças devido a riscos de quedas causadas por brincadeiras, por exemplo. Por conta disso, a palestra também é indicada a profissionais da área de Educação como professores, ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) e inspetores de alunos”, disse a diretora de Saúde Bucal de Nova Odessa, Glaucia Blumer Paulon, reforçando o convite.

Para participar é preciso se inscrever no site da prefeitura www.novaodessa.sp.gov.br ou através do link a seguir: http://goo.gl/S0Lm8C (copie e cole o endereço eletrônico no seu navegador) até o dia 15 de outubro. O evento é totalmente gratuito e as vagas são limitadas.

O ciclo de palestras será realizado no auditório do IZ (Instituto de Zootecnia) que fica na Rua Heitor Penteado, nº 56, no Centro de Nova Odessa.

Confira a programação:

20/10

8h30 – Abertura

9h – Palestra “Infecções Odontogênicas” com o Prof. Dr. Eder Magno Ferreira Oliveira (especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial e Implantodontia)

14h – Palestra “Estratégia Disney para Encantamento do Cliente” com a Profª. Ms. Gleice Oliveira (Mestre em Ciência do Envelhecimento)

16h – Palestra “Minimizando Riscos no Exercício da Odontologia” com Drª. Roberta Rizzo (Advogada da Comissão de Ética – Conselho Regional de Odontologia de São Paulo)

21/10

9h – Palestra “Endodontia em Odontopediatria” com a Profª. Regina Maura Coli Siegl (Especialista e Mestre em Odontopediatria)

14h – Palestra “Cuidados Odontológicos ao Paciente com Câncer” com a Profa. Drª. Maria Elvira Pizzigatti Corrêa (Mestre e Doutora em Clínica Médica – UNICAMP)

22/10

9h – Palestra “Trauma Dentário” com a Profª. Drª. Adriana J. Soares (Mestre, Doutora e livre docente em Clínica Odontológica)

14h – Palestra “Controle da Dor” com o Prof. Dr. José Antonio Saadi Salomão (Doutor e Mestre em Endodontia e especialista em Cirurgia e Traumatologia)

23/10

8h30 – Palestra “Emergências Médicas na Odontologia” com o Prof. Dr. Rogério Heládio Lopes Motta

24/10

9h – Palestra “Biossegurança em Odontologia no novo mundo de microrganismos” com a bióloga Liliana Junqueira Paiva (Mestre em Saúde Coletiva)

12h – Encerramento

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa

Comentários

Notícias relacionadas