Nova Odessa: Festival Gastronômico tem inscrições abertas


Sabores de São Paulo” valoriza culinária local e expõe pratos

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Diretoria de Cultura e Turismo de Nova Odessa estão convidando empreendedores da cidade a inscrever pratos típicos da cidade e/ou região no Festival Gastronômico “Sabores de São Paulo”. A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Turismo, valoriza a produção de alimentos locais e típicos, constituindo uma rota gastronômica paulista.

Podem participar todos aqueles que criam, fazem e vendem pratos com forte identidade gastronômica e turística com seu município e região. O Festival tem etapas regionais cujas receitas selecionadas por especialistas são degustadas em evento público, onde a população pode provar e votar nos pratos favoritos.

Em parceria com a Revista Prazeres da Mesa e o Senac-SP, a Secretaria Estadual de Turismo busca realizar a seleção de pratos culinários e depois publica um guia anual contendo vários dos inscritos – Rota Gastronômica. Já as receitas finalistas do Festival Gastronômico são publicadas em um livro.

Pelo menos um dos ingredientes do prato inscrito deve conter historicidade, ligando-o com o município ou região da pessoa/estabelecimento inscrito. No ano passado, Nova Odessa participou através do Restaurante Seu Zezinho, que inscreveu uma empada feita com linguiça leta, escarola, catupiry, cebola e envolta de melado de cana.

”É uma oportunidade do estabelecimento ter divulgação a nível estadual, fomentando o comércio gastronômico. Proporciona turismo e gastronomia no município”, destaca o diretor de Cultura, Leonardo Blanco. “A Secretaria (de Desenvolvimento) também quer incrementar o setor gastronômico, visando fortalecer os comércios e a divulgação da cidade”, completa o diretor de Indústria, Comércio e Serviços, Valter Inácio.

As inscrições estão abertas até o dia 21 de junho, sendo que a chamada dos pratos selecionados ocorre no dia 23 e a apresentação prática do produto é no dia 30. Mais informações pelo site do Festival (www.sabordesaopaulo.com.br) ou através dos telefones da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (3466-3155, com Valter Inácio) e da Diretoria de Cultura e Turismo (3466-2196, com Leonardo Blanco).

 

 

Assessoria

Comentários

Notícias relacionadas