Nova Odessa elege delegados para etapa regional da Conferência Estadual de Saúde


Plenária Municipal de Saúde foi realizada na noite de terça-feira; na ocasião foram elaboradas também propostas que serão discutidas com outros municípios durante encontro, na próxima semana, em Jaguariúna

 

 

Nova Odessa elegeu na noite de terça-feira, dia 30, os quatro delegados que representarão o município na Etapa Regional da 7ª Conferência Estadual de Saúde. Na ocasião também foram escolhidas as propostas que serão apresentadas pelo município para discussão no evento regional, que acontece nos dias 06 e 07 de julho em Jaguariúna.

 

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza participou do evento e destacou a importância de se discutir com a população a saúde pública e propostas para melhorar o setor. “A Saúde nos impõe, a cada dia, novos desafios e temos que estar preparados para enfrentá-los. Com esta plenária vamos buscar novas ideias”, disse.

 

Ele citou também o fato de Nova Odessa estar em uma região conurbada, em que pacientes de outras cidades buscam auxílio no município. “Desde já agradeço o empenho de todos os profissionais, que se dedicam para prestar um bom atendimento e tenho certeza que esta plenária vai ajudar a avançar não apenas em Nova Odessa, mas em todo País”, afirmou.

 

Secretário de Saúde, Sérgio Molina afirmou aos participantes que é preciso sair da zona de conforto. “A Saúde nos pede isso e optamos por estar aqui. O SUS (Sistema Único de Saúde) deve contar com pessoas dispostas a fazer, a melhorar e é exatamente isto que queremos com esta plenária: avançar”, disse.

 

Molina destacou que as propostas apresentadas no evento serão discutidas regionalmente e que podem, inclusive, fazer parte de propostas de melhorias a nível nacional. “Quem sabe não temos uma das propostas de Nova Odessa escolhida na etapa regional para ser levada adiante, para ser discutida nacionalmente?”, questionou.

 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Raugust, também destacou a importância do evento e da comunidade participar ativamente. O presidente da Câmara de Nova Odessa, Vladimir Antonio da Fonseca, o professor Bi, os vereadores Lucilene Della Ponta Araújo e Sebastião Gomes dos Santos, o chefe de Gabinete Vanderlei Cocato e o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Sumaré, José Luiz Crepaldi, também participaram do evento.

 

RESULTADOS – Durante a plenária foram eleitos os quatro delegados que representarão Nova Odessa em Jaguariúna na próxima semana. Estarão representando os usuários do sistema público de saúde Maria de Fátima Dalmédico Godoy e Henrique Giovani dos Reis Santos.

 

Já Hildebrando Laviero Stigliano representará na Conferência os trabalhadores de Saúde e Susana Cristina Rissi Belinatti os gestores e prestadores de serviços.

 

Durante o evento foram trabalhados ainda dois eixos, de onde foram tiradas propostas para melhorar a saúde pública e que agora serão debatidas na próxima semana em Jaguariúna.

 

Coordenadora do Fundo Municipal de Saúde, Ana Paula Alvarenga afirmou que o primeiro eixo discutido teve como tema “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”. Os participantes da plenária propuseram fortalecer os espaços de debates da população e as políticas nacionais de atenção de qualidade do SUS e também a criação da disciplina “Educação em Saúde” na grade curricular do Ensino Fundamental.

 

O outro eixo discutido foi “Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde”. Neste tema, foram propostos fortalecer e expandir a prevenção à saúde através do programa Saúde da Família e agentes comunitários e criar ferramentas que estimulem a participação social na Gestão SUS.

 

Segundo Ana Paula, o resultado da plenária foi satisfatório. “Foi um evento bastante positivo. Tivemos estas propostas eleitas, mas vale destacar que não foram as únicas apresentadas. Acredito que a participação da população neste evento foi ativa e vamos agora nos preparar para o evento na próxima semana”, disse.

 

Foto: Osnei Réstio

 

Comentários

Notícias relacionadas