Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Nova Odessa

Notificação tardia de janeiro eleva para 75 os óbitos por Covid-19 em Nova Odessa

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na quinta-feira (11/02) um novo levantamento dos casos de Covid-19 no município, levando em consideração novos dados do Sistema de Informação de Mortalidade do SUS (Sistema Único de Saúde) – com informações de casos e óbitos antigos, mas só agora disponibilizadas ao município.

De acordo com este levantamento atualizado, divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, a cidade registra quatro óbitos a mais do que no balanço anterior, passando de 71 para 75 o total de vítimas fatais do novo coronavírus.

No dia 08 de janeiro, a 72ª vítima fatal do vírus na cidade foi um homem de 69 anos, morador do Jardim São Jorge. No dia 19/01, uma idosa de 60 anos, moradora do Parque Triunfo, foi a 73ª vítima da Covid-19 em Nova Odessa. As outras duas mortes ocorreram nos dias 27 e 29 de janeiro, vitimando um homem de 59 anos do Jardim Bela Vista e uma idosa de 71 anos que era moradora do Centro – sendo respectivamente a 74ª e a 75ª vítimas da pandemia no município.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, pelo fato de os óbitos terem ocorrido em hospitais de outras cidades, era necessário que as Vigilâncias Epidemiológicas destes municípios alimentassem o Sistema de Informação de Mortalidade do SUS sobre estas mortes, daí a demora nas notificações à cidade de origem dos pacientes – no caso, Nova Odessa.

Os casos que apareceram agora no sistema ocorreram no mês de janeiro, no entanto, somente a partir do momento que o sistema foi alimentado com estas informações de outras localidades, é que a nossa Vigilância Epidemiológica foi notificada oficialmente”, explicou Paula.

Em relação aos novos casos positivos de Covid-19, nas últimas 24 horas, foram informados os diagnósticos de mais três pessoas contaminadas pelo vírus em Nova Odessa. O município contabiliza 2.330 infectados desde o início da pandemia, com 2.002 desses pacientes já curados da doença.

O boletim epidemiológico atualizado aponta ainda 7.025 notificações no total na cidade desde março do ano passado, 251 pacientes em isolamento domiciliar, 26 internados, entre casos positivos e suspeitos (21 em UTIs fora da cidade e cinco na Unidade Respiratória, que permanece atendendo normalmente aos pacientes sintomáticos), 333 em investigação, incluindo quatro mortes e 3.233 resultados negativos.

Como a pandemia de Covid-19 segue avançando em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa destaca sempre a importância do uso contínuo de máscaras por todos, da higienização constante das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel a 70% e de se manter o distanciamento social, como formas de combater a disseminação do novo coronavírus.