24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Prefeitura de Sumaré destaca ações de recuperação e conscientização ambiental

Compartilhe essa notícia!

Efetuar o plantio de mudas frutíferas e de espécies nativas, além de árvores próprias para Arborização Urbana; recuperar e revitalizar áreas verdes; embelezar a cidade com primaveras e flores, e contribuir para tornar o Município cada vez mais sustentável. Visando essas metas, a Prefeitura de Sumaré trabalha, por meio da Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, com ações de reflorestamento em áreas de preservação ambiental, no Horto Florestal e demais espaços públicos. Nesse 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Administração Municipal divulga um resumo das ações na área, um balanço positivo, afinal, a data merece. Os cuidados vão além do plantio e da recuperação de áreas verdes. A intenção é conscientizar a população, estimulando iniciativas de conservação, reciclagem, respeito à natureza e uso dos recursos naturais de maneira sustentável – atitudes essenciais para a preservação do Meio Ambiente.

 

“Nosso objetivo é ampliar os espaços verdes na cidade e, ao mesmo tempo, mobilizar a população para que incorpore à rotina diária as práticas de preservação e conscientização para a importância dos cuidados com o Meio Ambiente. Dessa forma, podemos efetivamente construir um futuro com mais qualidade de vida para todos os sumareenses e para as futuras gerações”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

 

Nos últimos três anos foram realizadas diversas ações voltadas à conservação e à recuperação ambiental em todas as regiões da cidade. Por meio do Projeto Replantar quase 30 mil mudas foram plantadas em solo sumareense.

Somente no ano de 2019, a Prefeitura promoveu o plantio de, aproximadamente, 9 mil mudas de árvores – parte em ampliação do projeto municipal de Arborização Urbana e outra parte em cumprimento a acordos de compensação ambiental. Desse total, o Meio Ambiente de Sumaré executou o plantio de 1.600 mudas de Primavera. A primeira etapa, que teve início em dezembro, compreendeu a área entre o portal da cidade até as proximidades do Viaduto Aristides Moranza, deixando mais verdes os canteiros dos dois lados da Avenida Júlio de Vasconcellos. Dentro do mesmo projeto de revitalização dos espaços públicos, a Prefeitura também promoveu a restauração do paisagismo em praças municipais na região Central e Área Cura. Em 2018 foram 9.500 mudas e no primeiro ano de mandato

7.000 mudas.

 

Este ano, até o momento, já são 4.000 mudas de espécies nativas, próprias para arborização urbana. Desse total,

2.400 foram plantadas durante o mês de maio no Jardim Basilicata, Parque Francheschini, Jardim Alvorada e Jardim Fantinatti. As mudas utilizadas em todas essas ações são cultivadas no Viveiro Municipal, que está localizado na área do Horto Florestal. No local, podem ser encontradas centenas de espécies nativas, frutíferas e outras próprias para plantio em calçadas. As mudas estão disponíveis para doação, basta procurar a Secretaria de Meio Ambiente. Mais de 7 mil pedidos feitos pela população foram atendidos ano passado.

 

A Prefeitura acredita que a conscientização ambiental é um processo que deve começar bem cedo. Por isso, mantém o programa de Educação Ambiental voltado para crianças em idade escolar. No CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), que funciona em uma área verde ao lado da Escola Municipal José de Anchieta, na região Central da cidade, os alunos são incentivados a adotar hábitos que promovam a sustentabilidade, a preservação dos recursos naturais e o respeito a todas as formas de vida. O espaço é dedicado à conscientização das crianças sobre a importância de preservar o Meio Ambiente e conta com uma grande variedade de plantas e árvores, além de hortas, jardim sensorial, mini orquidário, pomar, plantação de leguminosas e ervas medicinais, área de compostagem, além de uma sala pedagógica e quiosques em meio à natureza. Tudo para que as crianças possam vivenciar os ensinamentos na prática.

 

A natureza agradece todo o cuidado e carinho do povo de Sumaré. A cidade tem sido destaque e encantado moradores de municípios vizinhos pelo lindo campo de girassóis na área rural. A belíssima florada da roça, que fica no final da Avenida Ivo Trevisan, pode ser notada de longe.

 

O trabalho da equipe de Meio Ambiente da Prefeitura de Sumaré envolve ainda o acompanhamento e apoio às ações executadas pelas demais secretarias municipais com relação às questões ambientais. O órgão, por exemplo, é responsável pela aplicação de advertências e multas, previstas em lei para os casos de infrações relacionadas ao meio ambiente local. No ano passado, foram 49 advertências e 69 multas.

 

Também é de responsabilidade da pasta a emissão de licenças ambientais. Foram 117 solicitações atendidas em 2019, incluindo licença simplificada de instalação e operação, renovação de licença, entre outras. A Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente de Sumaré está localizada na Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, no Jardim Primavera. Para mais informações, o telefone do órgão é (19) 3903.2431.

 

Sobre a data

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1972, em Estocolmo, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. O evento foi de grande relevância e teve como propósito chamar a atenção da população mundial sobre as mudanças climáticas, problemas ambientais, preservação dos recursos naturais, entre outros temas. O objetivo da Conferência era tratar as questões ambientais, especialmente conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do planeta.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!