O Nissan GT-R 2017 faz hoje sua estreia no Salão Internacional do Automóvel de Nova York. O bólido apresenta alterações visuais tanto no exterior, quanto no interior e também apresenta avanços na performance e novos equipamentos. São as mudanças mais marcantes feitas no modelo desde sua introdução, em 2007.
O design do Nissan GT-R recebeu uma renovação completa na parte dianteira, com destaque para a nova grade cromada com acabamento “V-Motion”, que representa uma das mais recentes assinaturas de design da Nissan. Está maior para melhorar o arrefecimento do motor, e apresenta um padrão atualizado. O novo capô, que flui perfeitamente pela grade, foi significantemente reforçado, contribuindo para a estabilidade durante a condução em alta velocidade. Um aerofólio dianteiro redesenhado e para-choques dianteiros com finalizadores situados bem abaixo dos faróis dão ao novo Nissan GT-R a aparência de um carro de corrida ‘puro-sangue’, gerando altos níveis de força descendente na parte dianteira.
O desenho ‘corta-vento’ familiar do Nissan GT-R define seu perfil, mas as soleiras laterais foram alargadas para aumentar o fluxo de ar. A traseira do carro também passou por mudanças. Ao passo que os quatro faróis traseiros em formato de anéis que são marca registrada do Nissan GT-R permanecem, ao olhar de perto, pode-se notar o trabalho feito na carroceria para aumentar o fluxo de ar, bem como as como saídas de ar laterais ao lado das ponteiras de escapamento quádruplo. Além disso, a linha de cintura que separa a seção preta inferior do painel de corpo foi aumentada para dar ao carro um olhar mais amplo e mais agressivo a partir da parte traseira. Estas mudanças exteriores não resultam apenas em um carro de aparência mais esportiva, eles criam um veículo aerodinamicamente eficaz, com menos resistência, mas mantendo a mesma quantidade de força descendente que o atual GT-R para manter o carro estável a altas velocidades.
O interior premium é condizente com um carro esportivo de alto desempenho. O painel e o quadro de instrumentos são inteiramente novos e cobertos com couro de alta qualidade artisticamente costurado com precisão “Takumi”, os engenheiros que montam o motor V6 3.8 de forma artesanal. O painel adota um “fluxo horizontal”, que proporciona sensação de maior estabilidade para os ocupantes do banco da frente do carro, enquanto a linha a partir do quadro de instrumentos até o console central proporciona um ambiente distinto orientado para o condutor que está atrás do volante.
O layout do painel central também foi melhorado e simplificado. A navegação integrada e os controles de áudio reduziram o número de botões de 27 para apenas 11. Um monitor ampliado e sensível ao toque, de 8 polegadas, apresenta grandes ícones na tela de exibição para torná-lo fácil de operar. Um novo controle de comando de exibição no console central feito em fibra de carbono permite fácil operação.
As borboletas para trocas manuais de transmissão estão montadas no novo volante para permitir que os motoristas mudem as marchas em meia volta sem ter que tirar as mãos. As borboletas, juntamente com os controles de ventilação, têm melhor sensação e emitem um melhor som quando utilizadas ou ajustadas.
“Ícone em performance e esportividade, o Nissan GT-R continua evoluindo. Com a assinatura ‘V-Motion’ na grade, possui agora a mais recente linguagem de design da Nissan. Sua performance aerodinâmica excepcional e interior atualizados deram personalidade mais madura, que irá durar com os anos”, afirmou Mamoru Aoki, Diretor Executivo de Design da Nissan.
O premiado motor V6 3.8, de 24 válvulas biturbo, entrega 572 cavalos a 6.800 rpm (20 a mais em relação à linha anterior) e 64,5 kgfm de torque. Os motores são a definição da perícia de um Takumi. A saída melhorada é resultado de controle de ignição por tempo individual dos cilindros e impulso extra dos turbo-compressores, permitindo ao novo Nissan GT-R aceleração superior em médias e baixas rotações (3.200 rpm e acima). Ele vem acoplado a uma transmissão de seis velocidades completamente refinada, de dupla embreagem, que apresenta mudanças mais suaves e menos ruído. O já famoso som do Nissan GT-R também foi atualizado com um motor que nunca soou tão bem. A ressonância dos novos silenciosos de titânio e o sistema Active Sound Enhancement (ASE) melhoram a experiência de condução.
O Nissan GT-R tem sido sempre considerado como uma das melhores máquinas para se guiar em todo o mundo e, para 2017, as suas habilidades em curvas tornaram-se ainda melhores. A estrutura mais rígida da carroceria e a nova suspensão entregam resultados superiores em estabilidade por meio de transições laterais rápidas e maior velocidade geral nas curvas. Para conferir aderência, são utilizadas rodas aro 20 forjadas em alumínio.
Além de todas as melhorias de desempenho, o Nissan GT-R 2017 é o modelo mais confortável feito até hoje, com um novo senso de elegância e civilidade que raramente se encontra em outros supercarros de alta performance. O novo Nissan GT-R apresenta uma qualidade de passeio mais suave do que o modelo anterior, e sua cabine permanece muito mais silenciosa em todas as velocidades com seus novos materiais de absorção de som.
Para o Nissan GT-R 2017 foram introduzidas cores novas dentro e fora que conferem um caráter mais sofisticado ao carro. A “Blaze Metallic” com a pintura multi-camadas foi adicionada à paleta de cores externas, à qual o interior do da versão Premium, que apresenta couro semianilina, oferece aos clientes quatro opções diferentes: o recém-adicionado Preto/ Rakuda e Samurai Negro, e as já populares Preto / Âmbar Vermelho e Preto / Marfim. O Nissan GT-R 2017 estará disponível ainda este ano.