Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Santa Bárbara d´Oeste

NEI da Fundação Romi realiza Reunião de Pais online

Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi realiza Reunião de Pais virtual

 

Em tempos de Pandemia e Distanciamento Social, a educação passa por transformações e adaptações. Mas, para o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi o novo cenário não impediu que fossem realizadas inovações para que a educação não parasse. Os alunos estão em suas casas desde o início da Quarentena, seguindo as recomendações dos governos estadual e municipal. A equipe pedagógica, formada por educadores, orientadoras, coordenadoras, diretora e secretaria, segue em serviço home office, conectados pelas mais diversas ferramentas online.

Diante das mudanças que o sistema educacional tem passado, o importante é manter o alinhamento entre escola e família, sempre remando na mesma direção. Mas, como conseguir isto, distantes fisicamente? “Iniciamos nossas reuniões virtuais com pais e responsáveis, através de chamadas e vídeo chamadas. Assim, conseguimos manter nossa conexão e partilha na construção da educação transformadora”, explica a diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi Ericka Vitta. “A rotina de aprendizado em casa nem sempre é fácil, mas é um desafio que pode ser vencido com apoio da família. E esta é sempre nossa grande aliada”, complementa.

A presença e a participação dos pais e familiares são essenciais durante essa fase para otimizar o processo de ensino e permitir uma experiência enriquecedora a todos.  É adaptar a uma nova rotina. Filhos em casa, tarefas escolares para acompanhar, desvendar os mistérios da tecnologia imersas no CEAP, dividir tempos, computadores, serviços domésticos, home office e tudo regado a muita incerteza. “Olhemos as necessidades de cada um e reconheçamos em nós e nos outros as limitações, as virtudes e suas lutas”, afirma Ericka. “Ninguém sabe tudo…todos sabem um pouco…os propósitos se cruzam e as intenções são as melhores. Somos mais fortes unidos e temos a certeza que partilhamos os mesmos desejos”, ressalta.

O aprender em casa, além de dar continuidade a um ensino eficiente, fortalece a convivência entre em família que se dedica a ajudar e contribuir no aprendizado do aluno. É importante que os responsáveis se atentem aos comunicados, organizem a rotina de estudos e orientem quanto aos prazos de entrega das atividades. Vale lembrar que toda equipe pedagógica do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi encontra-se à disposição para ajudar e tirar dúvidas. “Estamos online e podemos ajudar, tanto nossos alunos quanto as famílias. Vamos programar outras reuniões, entre escola e responsáveis, para seguirmos como nosso fio condutor. Sabemos que visamos o mesmo propósito: oferecer o melhor para o aluno”, finaliza Ericka Vitta.

 

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), no aprendizado baseado em equipes (TBL – Team Based Learning) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver inquietações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.