Nebulização noturna contra a dengue tem início hoje em Americana

A Secretaria de Saúde de Americana, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) e em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), dará início a partir desta segunda-feira (31) à nebulização noturna no município. A ação contará também com o apoio da Guarda Municipal de Americana (GAMA) e da Secretaria de Transportes e Sistema Viário (Setransv).

 

A primeira região a receber hoje, a partir das 18h, a nebulização noturna – popularmente conhecida como “fumacê” – será a do Jardim dos Lírios, Jardim das Flores e Vila Mathiensen. Amanhã, no mesmo horário, a nebulização acontecerá na Cidade Jardim. A ação acontecerá durante quatro semanas seguidas na mesma região (sempre as segundas e terças-feiras), segundo determina o procedimento técnico. A estimativa é que 6.400 imóveis recebam a nebulização. Caso chova no horário previsto, a ação será suspensa.

 

Além da nebulização nos bairros também haverá bloqueio de criadouros e monitoramento da ação. “A principal vantagem do serviço noturno é o alto rendimento. Dessa forma podemos tratar uma maior área em número reduzido de tempo”, disse a coordenadora do PMCD, Selma Coelho.

 

DSC_1789No último domingo, equipes do PMCD visitaram as residências dessas regiões e entregaram panfletos com orientações sobre como os moradores devem proceder durante o procedimento.

 

Será acionada uma sirene momentos antes do veículo que aplica a inseticida passar na rua, que será interditada para a realização da atividade. Mediante o aviso sonoro os moradores devem abrir portas e janelas, deixando as cortinas abertas; cobrir todos os alimentos e filtros de água; guardar pratos, copos, talheres, panelas que estiverem expostos; cobrir gaiolas de pássaros e aquários e retirar bebedouros de animais. Durante a aplicação do inseticida as pessoas não devem sair de casa. Crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios deverão ficar em um cômodo fechado por 30 minutos. Um carro de som com essas orientações também passará nos bairros, no período da tarde, no mesmo dia da ação.

 

Ainda durante essa semana está sendo realizada a nebulização tradicional, das 9 às 16 horas, nos bairros Parque das Nações e Morada do Sol. Até sexta-feira onze escolas da rede pública e privada de ensino, de diversos bairros da cidade, receberão a nebulização tradicional após o horário das aulas.

 

De acordo com a coordenadora, é necessária a colaboração da população quanto à verificação do armazenamento de água adequado, bem como o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito da dengue.

 

Os moradores que identificarem criadouros devem entrar em contato com o SAC da Prefeitura através do telefone 3475-9024 para que o setor acione o PMCD.

 

 

Fotos:

Imagem 221: Flávio Oliveira / Prefeitura de Americana 

 

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas