Natal: Procon de Nova Odessa dá dicas para compras seguras

O Procon (Órgão de Defesa do Consumidor) de Nova Odessa dá dicas e orientações para que as compras de fim de ano sejam seguras. Entre as principais recomendações do órgão, destacam-se o planejamento, pesquisa e a comparação de preços.

De acordo com o diretor do Procon de Nova Odessa, Elvis Garcia, também é recomendado que os consumidores não comprem por impulso, mesmo com o 13º na conta. “É importante que, antes de comprar, as pessoas façam uma lista dos presentes, das contas de início de ano como IPTU, IPVA, seguro obrigatório, despesas escolares, viagens de férias, além das contas do dia a dia”, explicou Garcia.

Outra recomendação é o pagamento à vista. “Caso não tenha como fugir do parcelamento, é importante verificar as taxas de juros e o número de parcelas. Outra recomendação é que se exija a nota fiscal e informe-se sobre as condições de troca. A loja não é obrigada a efetuar troca por causa de tamanho, cor ou gosto. Mercadorias lacradas como DVDs, CDs, livros e brinquedos devem ter uma amostra fora da embalagem para serem testadas (Lei Estadual 8.124)”, explicou o diretor do Procon de Nova Odessa.

Em caso de vale-presente, é preciso verificar se há alguma predefinição (tipo de artigo, tamanho, cor, marca, etc.), se é necessário fazer por escrito, se existe prazo para uso e se é válido em todas as lojas da rede. “Caso o produto apresente problema, o Código de Defesa do Consumidor determina 30 dias para solução. Caso contrário, o consumidor pode optar entre a substituição do produto por outro da mesma espécie, restituição do valor pago (monetariamente corrigido) ou abatimento proporcional do preço”.

No caso de compras pela internet, a atenção deve ser redobrada. “Desconfie de ofertas que ofereçam muitas vantagens e preços muito baixos. É interessante consultar a liste de sites não recomendados pelo Procon-SP. O consumidor deve salvar todos os arquivos e documentos que comprovem a compra e o pagamento. Não realizar transações online em locais de internet pública como lan houses e cibercafés.”.

O Procon de Nova Odessa está localizado na Av. Carlos Botelho, 902 – Centro, ao lado da Câmara Municipal. Os atendimentos presenciais são feitos de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h. Já os atendimentos telefônicos das 8h às 17h. Telefone de contato: (19) 3476-3261.

Assessoria de imprensa

Comentários

Notícias relacionadas