24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

Multirão de combate à dengue é realizado no Zabani e Santa Fé

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realiza neste sábado (8) multirão contra a dengue nos bairros Parque Zabani e Jardim Santa Fé. A ação tem início às 7h30. O objetivo é retirar o máximo de criadouros do Aedes aegypti, vetor da doença, de forma a diminuir a população de mosquitos e, consequentemente, a transmissão viral naquele bairro. Duas ações foram realizadas anteriormente nos bairros 31 de Março e Nova Conquista, recolhendo mais de 36 toneladas de materiais em desuso.

A ação será realizada com caminhões que percorrerão as ruas dos bairros retirando qualquer tipo de objetos inservível (baldes, pneus, garrafas, vasos sanitários, lona, pratinhos de vasos de plantas, recipientes em geral) que acumula água, possíveis criadouros do mosquito. “A população desses dois bairros deve colocar nas calçadas qualquer recipiente que possa acumular água parada. A importância é diminuir a quantidade de criadouros efetivos (com larvas) e potenciais do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue”, frisou o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alexandre Visockas.

Além do multirão, a Administração Municipal alerta para a necessidade de ações de prevenções, como tampar reservatórios de água – cisternas, caixa d’água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta. A população também deve descartar pratinhos de plantas, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...