Americana ocupa a 1ª posição da RMC e a 2ª no Ranking Estratificado do Programa Município VerdeAzul

Nesta sexta-feira (7), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente divulgou o ranking estratificado do Programa Município VerdeAzul, referente a 2013, por quantidade de habitantes e Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Americana ocupa a 1ª posição da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a 2ª entre os municípios que possuem entre 100 e 500 mil habitantes e entre as cidades que têm o PCJ como Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e a 5ª colocação em todo o estado de São Paulo.

 

Para o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, a boa classificação da cidade no ranking é consequência de um trabalho contínuo e em equipe. “Essa nova classificação é reflexo de todas as ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e pelas demais secretarias municipais, que colaboraram com as ações no decorrer de todo o ano. Tenho certeza que se todos se empenharem e contribuírem ainda mais, chegaremos muito mais longe”, destacou.

 

Divulgada em dezembro pelo governo do Estado de São Paulo, a última edição do ranking classificou os municípios pelo desempenho ambiental em dez áreas (resíduos sólidos, biodiversidade, cidade sustentável, arborização urbana, esgoto tratado, educação ambiental, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental).

 

Americana, na ocasião, se classificou com 94,1 pontos, subindo 70 posições em relação a 2012. Dos 587 municípios cadastrados, apenas 67 atingiram uma nota superior a 80 pelas atividades e projetos importantes desenvolvidos na área ambiental e, consequentemente, receberam a certificação do Programa.

 

Além de reconhecer as ações ambientais desenvolvidas nos municípios paulistas, o prêmio pela gestão ambiental abre possibilidades para que as cidades pleiteiem verba do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

 

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas