3 de dezembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Morre Luiz Bonanno, o músico mais antigo da Banda Municipal

Compartilhe essa notícia!

Morreu no início da noite desta terça-feira (25), o soldador e músico Luiz Bonanno, aos 93 anos de idade. Era o músico mais antigo da banda Corporação União Barbarense.

 

Natural de Rincão (SP), nascido no dia 6 de novembro de 1927, o músico Luiz Bonanno desde pequeno já se interessava por música e aos 13 anos começou a estudar música na cidade de Limeira, onde morou antes de fixar residência em Santa Bárbara d’Oeste. Filho de Benedito Santos Bonanno e Albina Mantovani, Luiz Bonanno era de uma família de sete irmãos. Era casado com a piracicabana Aracy de Oliveira Bonanno, com quem teve sete filhos: Cláudio, Ciléia, Maria Cristina, Luiz Adauto, João Batista, Jeanete e Fábio. Ainda pequeno deixou sua cidade natal e foi morar em Matão, Limeira e depois, aos 13 anos e meio, veio com a família para Santa Bárbara d’Oeste.

Começou a trabalhar com dez anos em Limeira no cultivo de mudas de laranja e eucalipto. Com 14 anos, foi trabalhar nas Indústrias Romi, na fábrica da rua Santa Bárbara, no Centro, na função de fresador de engrenagem. Quando a fábrica se mudou para a Avenida Pérola Byington, passou a operar torno e, mais tarde, virou soldador. Além da Romi, trabalhou nas empresas Sans e Nardini, entre outras.

Soldador aposentado, até pouco tempo atrás, exercia a profissão de várias décadas em sua ofician de soldas de peças e rodas automotivas (alumínio, antimônio, prata e titânio), na Vila Aparecida. Atualmente, a oficina é administrada por um dos filhos.

Dedicado e apaixonado pela música, Luiz Bonanno era um cidadão preocupado com a cultura local e integrava a diretoria da Corporação Musical União Barbarense, da qual também era músico fazendo a função de primeiro clarineta e saxofonista. Também foi maestro da corporação por dois anos em substituição ao maestro Francisco Domingues. Ingressou na banda com 14 anos e nunca mais saiu. Ele se orgulhava de ser o músico mais antigo da corporação. Bonanno dizia que “só saio da banda quando eu morrer, mas ainda continuo tocando no céu”.

Luiz Bonanno recebeu título de Cidadão Barbarense entregue pelo ex-vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José, outorgado em 2015.

Apresentação da Corporação União Barbarense

 

 

Era casado com Aracy de Oliveira Bonanno e deixa os filhos João, Cláudio, Adalto, Jeanete, Ciléia, Cristina e Fábio. O velório terá início às 6h30 desta quarta-feira (26) e o sepultamento às 9h30 saindo do Velório Municipal Berto Lira para o Cemitério Campo da Ressurreição. Residia na Vila Aparecida.

 

Do Região Hoje

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!