Estação Cultural da Fundação Romi retorna com aulas presenciais do projeto Capoeira Socioeducativa em 05 de junho
A Estação Cultural da Fundação Romi realiza, desde 2014, o projeto Capoeira Socioeducativa. Em 2021 o projeto retornou em fevereiro, mas seguindo o Plano São Paulo, teve suas aulas presenciais suspensas no mês de março. Devido nova atualização, com mudança de fase a partir de 01 de junho, os encontros retornarão a partir do dia 05 de junho, sábado, das 11 às 13 horas.
Toda medida foi analisada pelo Comitê Técnico da Estação Cultural que optou por retornar com as aulas presenciais. “Respeitando todas as orientações e Cartilha de Prevenção à Covid-19 da Fundação Romi, vamos reiniciar o projeto Capoeira Socioeducativa, com uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,50 metros de todos os lados, com marcações para orientar os participantes, álcool em gel disponível, aferição de temperatura para acesso às aulas, sem contato físico e respeitando a capacidade segundo o Plano São Paulo”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.
Os já inscritos no projeto Capoeira Socioeducativa serão contatados sobre a retomada. Já quem não faz parte, mas tem interesse, basta comparecer pessoalmente na Administração da Estação Cultural para realizar inscrição. “Oferecemos uma atividade socioeducativa, com uma sintonia entre as oficinas e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Valorizamos a cultura, arte e esporte, mantendo viva esta cultura popular”, finaliza.
Com aulas ministradas pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, o projeto Capoeira Socioeducativa visa desenvolver a socialização, a concentração, a atenção, a confiança e o respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando a contribuição da capoeira na formação de quem a pratica, e propagando a cultura da paz e da não violência.
Apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Capoeira Socioeducativa acontece aos sábados, com duas turmas: a primeira das 11 às 12 horas e a segunda das 12 às 13 horas, com um intervalo para higienização do ambiente, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19 com distanciamento, álcool em gel e obrigatório uso de máscara. A atividade é gratuita e acessível a pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência física, intelectual, visual e auditiva. O atendimento da Administração da Estação Cultural é de segunda a sexta das 08h às 17h e aos sábado das 08h às 12h . A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. Mais informações podem ser acessadas no site, através do link, www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.