Para celebrar o dia internacional e o mês da mulher a Miss Brasil Imprensa Renatta Ayalla produziu seu primeiro projeto fotográfico autoral com tema voltado contra o machismo.
As fotografias realizadas em um estúdio foram feitas com o intuito de representar a objetificação da mulher a partir da caixa de papelão “a caixa do objeto”. Segundo Renatta a sociedade criou o machismo e o vende por meio de conceitos, julgamentos, preconceitos, e principalmente pela objetificação da sexualidade e do corpo da mulher, o tratando como objeto, produto.
A produtora e modelo Renatta Ayalla escreveu nas redes sociais sobre o projeto e fez um reflexão sobre o que há após o dia da mulher, questionando sobre como a publicidade trata a mulher nos meios de comunicação.
“Dia da mulher ou dia das flores? O que há depois do dia da mulher? Do que adianta as flores se nos outros dias seremos objetificadas por comerciais de cerveja que usaram a sensualidade e o corpo da mulher como chamariz?”, escreveu na rede social.
“Que dia da mulher estamos celebrando? O dia das mulheres sem vozes? É muito adjetivo, muitas palavras absurdas usadas para desestruturar as mulheres e fazer eles se sentirem frágeis e impossibilitadas de lutar contra a opressão, a desigualdade entre os gêneros, o estupro, a violência doméstica, entre outros”, acrescentou.
Divulgação: Paulo Souza