Ministério da saúde lança campanha de combate à dengue

dengue 2014_2Não dê tempo para a dengue! Esse é tema da campanha doMinistério da Saúde para combater o mosquito Aedes Aegypti neste verão, apresentado nesta terça-feira (19) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Como 90% a 97% dos casos de dengue ocorrem entre os meses de janeiro e maio, é importante antecipar ainda em novembro a campanha nacional contra o mosquito.

Durante o lançamento, foi divulgado o novo mapa da dengue que apontou 157 municípios em situação de risco, 525 em alerta e 633 cidades com índice satisfatório. Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento foi realizado entre 1º outubro e 08 de novembro deste ano em 1.315 cidades e tem como objetivo identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença.

Para apoiar estados e municípios contra a doença, Ministério da Saúde dobrará investimentos adicionais em 2014, que chegarão a R$ 363,4 milhões, 110% mais que no ano passado. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou-se da redução dos óbitos comparados com anos anteriores. “Ainda não estamos satisfeitos. Queremos reduzir mais a mortalidade por dengue, principalmente dos grupos mais vulneráveis como idosos e pessoas com doenças associadas”, observou Padilha.

Com seu espírito de liderança, o capitão do Penta da seleção brasileira, Cafu, participa da campanha e convida os brasileiros a fazerem parte desta luta. Confira:

 

 
Lucas Leon / Blog da Saúde

Comentários

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta