Estação Cultural recebe Roda de Capoeira em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Atração gratuita será no próximo domingo, às 10h

estacao_cultural 

No próximo domingo, 24 de novembro, o Contra Mestre Motta e seus alunos da Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro exibem uma roda de Capoeira a partir das 10h, na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste. A exibição terá como tema a Consciência Negra, data celebrada no dia 20 de novembro, escolhida por coincidir com o dia da morte do Zumbi de Palmares, em 1695.

 

Segundo do Contra Mestre Motta, a data tem um significado especial para os brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade. “Nossa roda de Capoeira será uma forma de valorizar tudo o que a cultura afro deixou para o nosso país. Teremos a participação de alguns Mestres de Capoeira da nossa região, como forma de lembrar a importância da reflexão sobre a igualdade racial”, destaca.

 

Depois de ter sofrido preconceitos no passado, a prática da capoeira foi reconhecida, em 2008, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Ministério da Cultural como patrimônio imaterial da Cultura Brasileira, assim como o samba de roda, o frevo e o bumba-meu-boi, do Maranhão.

A Estação Cultural fica na Av. Tiradentes, 2, no Centro de Santa Bárbara. Para mais informações, ligue 3455-4830.

 

Comentários

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta