Mesmo com chuvas, DAE pede atenção para o uso racional da água

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até nesta quarta-feira (18), a precipitação de chuva registrada no acumulado deste mês (fevereiro) é de 170,9 mm em Santa Bárbara d’Oeste. Este índice atinge 95% da média histórica do mês na cidade, que é de 180 mm. O registro é do pluviômetro instalado no Parque das Águas, próximo às represas que abastecem o município. Apesar da melhora na recuperação nos níveis das represas Areia Branca, São Luiz e de Cillo (Pq. das Águas), o DAE (Departamento de Água e Esgoto) solicita à população que continuem com o uso racional da água, mesmo com as chuvas.

 

A quantidade de chuva que caiu nesses últimos dias, principalmente na região das represas, melhoraram consideravelmente os níveis dos mananciais, chegando a 85,7% da capacidade total de reservação, considerando as três represas. Contudo, o DAE segue com as obras emergenciais para buscar a normalização no abastecimento no município durante o período de estiagem e com as fiscalizações no combate ao desperdício, e, projetando uma atenção maior para o próximo período de estiagem (de abril a setembro), pede que a população siga com a rotina de economia da água, ação que contribuiu para uma redução, por mês, de até 20% no consumo – índice registrado a partir de julho do ano passado, quando o DAE intensificou a campanha de conscientização.

 

“A estiagem enfrentada pelo Estado de São Paulo entre os anos 2013 e 2014 resultou em diminuição sensível dos níveis dos reservatórios destinados ao abastecimento público. Em nosso município isso não foi diferente, e batalhamos muito no final do ano de 2014 para manter o abastecimento da população. Acredito que esse episódio, a estiagem histórica, seja um marco para repensarmos no consumo consciente, e sem dúvida alguma, nas ações que os governos devem desenvolver para fornecer a segurança hídrica da nossa cidade”, destacou o diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan.

 

“O DAE e a administração municipal, em particular pelo Prefeito Denis Andia, não tem se furtado em buscar alternativas que garantirão o desenvolvimento de nossa cidade e a tranquilidade a todos os barbarenses. São ações arrojadas de um governo sério”, disse.

 

O DAE irá reforçar a campanha de conscientização denominada “Água – Combate ao desperdício”, com distribuição de cartazes e novos folders que serão confeccionados com ilustrações explicativas de ações que orientam para o uso racional da água e de verificações de vazamentos.

 

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas