Mês do folclore é comemorado com atividades no Museu da Imigração

Projeto busca transmitir hábitos e costumes do folclore

O Museu da Imigração de Santa Bárbara d’Oeste, na área central, realiza de 19 de agosto a 5 de setembro o “Projeto Folclore”. A iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo é voltada aos alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino com o objetivo de promover a divulgação do folclore brasileiro por meio de oficinas, brincadeiras, cantigas, lendas, danças, artesanato de algumas regiões do Brasil.

Projeto Folclore 2014

A coordenadora do Museu e Centro de Memória, Natália Novaes, enfatizou que o projeto é uma oportunidade das crianças saírem da sala de aula para vivenciar a aprendizagem em outros ambientes, além de conhecer a diversidade dessa cultura, pois cada região tem suas crenças e lendas. “Temos a parceria da Secretaria de Educação para a realização do projeto. Vamos resgatar por meio de oficinas alguns dos brinquedos e brincadeiras esquecidos no tempo”, comentou.

O secretário de Cultura e Turismo, Eide Froner, comentou ainda que o objetivo principal é a preservação da cultura popular e  enfatizar as brincadeiras folclóricas para os estudantes. “É importante que o aluno compreenda o conceito de Folclore, seguido da identificação de diferentes manifestações culturais. O governo do prefeito Denis Andia busca diariamente preservar a memória da nossa cidade e a história de modo geral, aspectos relevantes para a população”, ressaltou.

Conforme programação da pasta serão debatidos diversos temas como lendas, cantigas, parlendas, advinhas, brincadeiras, ditos populares, frases de parachoque de caminhão, trava-línguas, crendices e superstições. Na edição 2013 da iniciativa participaram mais de 600 alunos da rede municipal de ensino e entidades assistenciais.

Foto: Arquivo

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas